Colégio João XXIII recebe visita de escola infantil italiana

Educadoras conheceram a história do colégio e seus espaços

O Colégio recebeu, no dia 21 de março, a visita de duas educadoras italianas, Giovanna Gulli, pedagoga e proprietária escola de infância Nido Scuola Clorofilla, localizada em Milão, e da coordenadora pedagógica Emanuela Torri.

As nossas coordenadoras pedagógicas Márcia Valiatti e Amanda Eccel recepcionaram e acolheram as educadoras, contaram a história do João, apresentaram profissionais, mostraram os espaços de aprendizagem de cada etapa e as referências teóricas que norteiam a proposta pedagógica.

Durante a visita, a “língua” falada era a do acolhimento. Italiano e português se encontraram, num intercâmbio de ideias e concepções sobre infância e educação, que foram compartilhadas durante uma prazerosa caminhada pelos ambientes do João.

Ao descreverem esse momento, as educadoras italianas ressaltaram: “ Vimos uma Escola com uma identidade forte também a partir da sua arquitetura. A nossa visita começou pela educação infantil, espaços amigos das crianças. Espaços internos e externos em diálogo. Vimos a natureza como protagonista da vida da escola. Espaços onde a natureza, a brincadeira e a dimensão física se encontram e geram descobertas e aprendizagens.”

Ao passarem pela biblioteca Zilah Totta, Giovanna e Emanuela se depararam com uma diversidade de livros e ressaltaram que o Colégio está atento às questões ambientais, à sustentabilidade, à inclusão, igualdade de gênero e ao antirracismo.

Enquanto desfrutavam da caminhada, nossas coordenadoras mostravam o quanto o brincar é fundamental na aprendizagem e no crescimento das nossas crianças. E que o Colégio contribui no fortalecimento das relações e na construção do pensamento crítico dos nossos jovens.

As coordenadoras Márcia e Amanda destacaram que, tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o brincar não se separa do aprender. Segundo as italianas, “foi uma experiência onde vimos práticas que potenciam um estilo educativo exploratório e imaginativo, as relações comunitárias, um lugar de inclusão e transformação da sociedade, onde se vive a paixão por ensinar e aprender, graças a uma cultura sensível ao mundo da aventura, do brincar, da educação dentro e fora da escola.”

Ao final da visita, as educadoras italianas deixaram a seguinte mensagem na Carta de Agradecimento pela acolhida na visita ao Colégio João XIII: “É a escola em que também acreditamos, é um lugar de mudança, transformador para quem lá vive e para a sociedade. É transformador para crianças, adolescentes e famílias. É transformador para os professores, que conseguem verdadeiramente identificar novas formas de interpretar o seu papel todos os dias, de estar próximos das crianças e dos jovens e de conhecer as formas como aprendem.”

Para ler a Carta de Agradecimento na íntegra, clique aqui:

Saiba mais sobre a escola italiana nesse link: https://www.nidoscuolaclorofilla.it/

Por Renata Lages A. Eberhardt