Com a proposta de ser um lugar de provocação e de invenção de caminhos para aprender e ensinar, o Colégio João XXIII inaugura o Lab23

Neste sábado, 11 de junho, o Colégio João XXIII apresenta o Laboratório de Ideias e Criação, localizado no Prédio 3 – sala 301, durante a Jornada Científica do Núcleo da Juventude. Pela manhã, o Lab23 terá a seguinte programação:

  • Vivência da Trilha: Ao infinito e além! – Oficina de Foguetes
  • Vivência da Trilha: Energia Sustentável – Modelos Físicos e Protótipos
  • Construção com a monitoria de estudantes

Espaço de pesquisa-ação e apoio aos projetos investigativos e criativos de estudantes e professores, esse ambiente foi projetado com a proposta de “aprender fazendo” a partir da exploração de ferramentas, tecnologias, (re)utilização e construção de materiais, integrando diferentes conhecimentos e experiências multidisciplinares.
“Estamos felizes! O Lab23 suscita experiências de uma pedagogia ativa e inventiva, aberta às conexões, às curiosidades e aos potenciais criativos de crianças, jovens e educadores. Uma pedagogia que não dissocia processos cognitivos, expressivos e imaginativos, sempre aberta ao inédito”, explica a diretora Márcia Valiati.

No Lab 23, os estudantes poderão trabalhar com Prototipagem, Ateliê Têxtil e de Modelagem, Produção Audiovisual, Marcenaria e Robótica. O espaço também tem como proposta a reutilização criativa de materiais, por esta razão, Ana Carolina Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais, ao qual o Lab23 é vinculado, incentiva a comunidade escolar a contribuir com resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, como notebooks, telefones, cabos de diferentes tipos, além de resíduos têxteis, como tecidos e linhas. De maneira geral, pode-se doar qualquer material que possa ser reutilizado e que possa possibilitar a implementação das diferentes ideias e criações que serão realizadas no Laboratório. “O Lab23 poderá ser utilizado por todos os educadores da escola, em diferentes projetos e a partir de diferentes estratégias. A ideia é promover um espaço de experimentação e de colaboração, seja para os projetos com as turmas, seja em pequenos grupos”, afirma Ana Carolina.

Para a professora da Educação Infantil e coordenadora do Comitê de Inovação, Ana Paula Stoll, o Lab23 é um espaço-ambiente potente para qualificar as experiências e os percursos investigativos, expressivos, lúdicos e significativos que crianças, jovens e educadores desenvolvem em nossa Escola.

A idealização do Laboratório 23 nasceu no Comitê de Inovação e Qualidade do Ensino Aprendizagem. “O projeto foi construído coletivamente, através de ações que envolveram momentos de conversas, explorações de materiais, consultas aos estudantes e aos professores, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, e a parceria de diferentes profissionais”, explica Ana Paula. A obra foi realizada em cinco meses e agora inaugura novas possibilidades onde o aprender é uma aventura de criação permanente.