Conselho Deliberante debate descontos e modalidades de ampliação da presencialidade no ambiente escolar

Na terça-feira (13/07), o Conselho Deliberante da Fundação Educacional João XXIII realizou reunião, de forma on-line, em assembleia ordinária para apresentar: os impactos financeiros do Desconto Emergencial, um histórico do Desconto Solidário, a recomposição da Comissão Permanente de Filantropia e os cuidados no período de recesso escolar para que, em agosto, aconteça a ampliação da presencialidade no ambiente escolar.

O evento contou com a participação de 56 pessoas entre conselheiros, representantes das Diretorias, profissionais de diversos setores do Colégio João XXIII, estudantes e famílias da Comunidade Escolar.

Na oportunidade, a Gerente Administrativo-financeira, Adriana Goytacaz, apresentou o objetivo do Desconto emergencial aos novos conselheiros, bem como seus impactos financeiros no orçamento anual. Como as dificuldades agravadas pela pandemia ainda persistem na realidade cotidiana das famílias, o Conselho, pela maioria dos votos, decidiu por postergar o Desconto Emergencial para as 22 famílias já contempladas até dezembro de 2021.

Criado em 2020, após o estudo do cenário administrativo-financeiro (local), como uma alternativa para a crise financeira e sanitária, o Desconto Solidário visa contemplar famílias com 25% de desconto nas mensalidades. A concessão prevê critérios financeiros a todos, como limite de renda familiar per capita de até três salários mínimos e comprovação de renda e grupo familiar. A divulgação do desconto e também a possibilidade de concessão às famílias da lista de espera e novos matriculados também foi aprovada pelo Conselho Deliberante até 2022.

Outra pauta abordada pelo Conselho Deliberante foi a recomposição da Comissão Permanente de Filantropia, que junto à Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento de Bolsas de Estudos operacionaliza o processo de seleção e de manutenção das bolsas da instituição. As Conselheiras que passam a fazer parte da Comissão de Filantropia, são: Ana Carolina Marcon (ND – EI), Beatriz Abrahão (8A – EF), Larissa Rolim (3B – EF), Milene Trafa da Fontoura (8E – EF), Rafaela Moreira (1C – EM), Renata de Oliveira (4B – EF). A conselheira Fabiola Sviroski (3C – EM), que vem atuando junto à Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento de Bolsas de Estudos, foi reconduzida ao cargo até dezembro.

Ao final do encontro, a Diretora Pedagógica, Márcia Valiati, e a Vice-Diretora, Rosane Rodriguez, apresentaram as modalidades de ampliação da presencialidade no ambiente escolar, salientando que para um retorno cuidadoso em agosto é fundamental a personalização da ética do cuidado no período do recesso.

Estamos diante de um início de recesso escolar, finalizando um semestre em que exercitamos a resiliência individual e comunitária, e nos reinventamos, cotidianamente, enquanto Escola.  Tivemos perdas- algumas irreparáveis- de pessoas queridas em nossas vidas e em nossa comunidade. Outras possíveis perdas que existiram, são da ordem do recuperável no curso da vida –  como a falta de convivência e dificuldades/sequelas de aprendizagem. Tudo a seu tempo, pois enquanto há vida, há sempre a possibilidade de se relacionar e aprender ”, salienta Márcia Valiati.

Rosane Rodriguez, por sua vez, fez um apanhado de toda a sistemática proposta pelo corpo técnico durante os dois meses de ensino na modalidade híbrida. “A partir deste acompanhamento que fizemos de forma bem sistemática foi possível projetar e validar novos arranjos que já estamos vivendo. Nós temos para agosto uma ampliação dessa presencialidade, especialmente, no que diz respeito ao Núcleo da Juventude”, salienta a Vice-Diretora.

Foram feitas pesquisas com as famílias que ainda não retornaram às atividades presenciais, também foram realizadas análises nos espaços físicos para garantir o distanciamento necessário entre os estudantes, salas arejadas com a ventilação cruzada, a fim de que essa modalidade seja tão segura do ponto de vista sanitário, quanto positiva das interações do trabalho pedagógico.

As assembleias/reuniões do Conselho são abertas à comunidade e realizadas de forma ordinária na última terça-feira do mês, com início às 19h00min.

Total
0
Share
Rolar para cima