Corredor dos Armários ganha vitrine de troféus conquistados pelos(as) estudantes do João 

Quem passou pelo Corredor de Armários nesta volta às aulas deu de cara com uma novidade: o expositor construído para abrigar os troféus conquistados pelos alunos e alunas nos campeonatos esportivos. A iniciativa foi o resultado de uma mobilização de estudantes do Conselho de Alunos (CA) no ano passado. “A ideia do CA foi de expor melhor as conquistas esportivas da escola, já que os troféus estavam ‘escondidos’ no ginásio. Queríamos que todos na escola pudessem ver os campeonatos que conquistamos e participamos”, ressaltou a estudante Luísa Candiago, da turma 9C.  

O CA é formado por representantes de cada turma, desde o 5º ano até o Ensino Médio, escolhidos anualmente pelos colegas. O CA expressa as necessidades, os direitos e as expectativas dos estudantes, promovendo diálogo, ações e projetos junto aos diferentes segmentos da escola. “O CA foi criado na perspectiva da concepção de juventude em que o João acredita: valorizando o jovem no seu tempo, e não o ‘vir a ser’. Proporcionamos espaço, escuta e acolhemos o que eles têm a dizer sobre seus desejos e necessidades. Promovemos a cidadania, instigando-os em suas proposições e estimulando-os a pensar e agir”, explica a orientadora educacional do 7º e 8º ano e coordenadora do CA, Fabiana Catalani. 

Entre os troféus em exposição, estão os conquistados em 2023 em campeonatos disputados pelos(as) estudantes, como a Liga e a Taça Escolar. Para o treinador de futsal, Thiago Mocelin, a exibição dos troféus valoriza os resultados alcançados pelas equipes esportivas: “Penso também que os ex-estudantes que visitam a escola têm a oportunidade de relembrar estas conquistas. E estas são lembranças especiais”.  

Ações do CA  

Um dos espaços mais queridos do João XXIII, o Campão, surgiu a partir de mobilizações dos estudantes, assim como a Quadra de Piche. Outro projeto recente, concebido dentro do CA, é a Feira de Conhecimentos, em que os estudantes escolhem as categorias, para que os jovens apresentem seus trabalhos durante a Jornada Cultural. Por meio de votação, os melhores projetos recebem uma premiação.