Crianças do 1º ano participam da caçada ao grande tesouro: o caderno!   

Um dos momentos mais significativos do 1º Ano aconteceu na semana passada. As crianças participaram de uma grande caça ao tesouro, que envolvia mapas, mistérios, pistas e, ainda, o desafio final, com o pirata Cara de Mau, que culminava com o fim do mistério: o primeiro caderno. Dentro dele, fotos das famílias e recados carinhosos, incluindo os das professoras, que emocionaram os(as) pequenos(as).   

A aventura foi percorrer diferentes espaços da escola desvendando as informações que levavam à surpresa. O final da charada levou-as até uma sala de aula, e lá estava ele: o pirata Cara de Mau, que na verdade, é “mau” só no nome. O professor Bob, fantasiado de pirata, alegrou as turmas com muita música.    

A preparação para o momento foi vivida ao longo de uma semana. As professoras de todas as turmas foram apresentando bilhetes que aguçavam a curiosidade das crianças. Uma das pistas chegou em formato de pergaminho, avisando que todos deveriam comparecer no dia seguinte. “Bem que eu senti um cheiro de quem não toma banho há 15 dias”, foi o comentário da Ana Clara, da turma 1F, ao saber que o mistério envolvia um pirata.    

Já Benício, da 1H, da turma da professora Karine Ribas, contou sobre a lenda que ele ouviu na escola: “Quando o colégio ainda nem existia, um pirata escondeu um tesouro para ser encontrado e ser devolvido para ele (pirata), mas a gente não devolveu porque o tesouro é precioso pra nós”. A colega dele, Nina, completou: “eu acho que deve ser uma lenda verdadeira, porque o colégio é perto do Guaíba e ele pode ter vindo de navio aqui”. A reação das crianças ao receberem o tesouro foi rica demais! “Eu vou aprender a ler as histórias pra contar pra minha mana”, explicou Caetano, da 1F.   

O caderno do Colégio João XXIII é produzido pelo corpo docente, pensando no tempo de aprendizado das crianças. Ao iniciarem o 1º Ano, as crianças têm um espaço de registro sem linhas. Isso se estende por um período, até que elas possam fazer seus registros em uma linha mais larga que a padrão. No final do 1º Ano, elas fazem a transição para a linha de 1.2, até que, ao chegarem no 3º Ano, encontrem a linha 1.0, o espaçamento padrão.     

A equipe pedagógica do João considera o caderno como um tesouro, um material que envolve as crianças e os educadores. “Este é um momento significativo, como uma marca para a vida”, reflete a Coordenadora Pedagógica do 1º ao 4º Ano, Amanda Dornelles.