De janelas abertas para o Teatro Remoto

Escola de teatro inicia nova rota de navegação artística no Colégio João XXII, com três oficinas de teatro e audiovisual.

Em tempos de ensino híbrido, com alternância de atividades presenciais e remotas, novas dinâmicas sociais passam a coexistir dentro da Comunidade Escolar do Colégio João XXIII. E não seria diferente na Escola Aberta de Teatro “A Barca”, onde o desafio, a diversão, a inspiração e a arte fazem parte da navegação artística proposta. A ideia é contrapor os territórios virtuais em três oficinas de teatro remoto: Tudo se Transforma; Uma viagem entre dois mundos; e Escrevendo e Dirigindo.

A barca é um veículo, a arte é o combustível e o destino são as experiências transformadoras que os estudantes do João embarcam a partir de maio, 25/05. Como afirma o professor de teatro, Adriano Basegio, a parceria com o Colégio existe há mais de duas décadas e está sempre propondo experiências conectadas com a atualidade e, neste ano, está direcionada ao público infanto-juvenil via plataforma Zoom Meeting, organizados em dois módulos. As inscrições das oficinas estão abertas e podem contar com a participação de estudantes de outras escolas e cidades.

A aventura proposta pelas oficinas oportuniza o envolvimento do corpo, da voz, da imaginação e a ambiência do teatro e do audiovisual. “Através de jogos, brincadeiras, caracterização, criação de cenas e personagens, teatro de objetos, construção dramatúrgica, exercícios de sensibilização, intersecção de linguagens, criação, montagem e muitas outras propostas e desafios promovendo encontros inspiradores e encurtando distâncias”, salienta Basegio.

Conheça as oficinas:

·Tudo se transforma – é direcionada para crianças de 06 a 10 anos e será ministrada por Júlia Ludwig, a partir de terça-feira (25/05) das 10h15 às 11h30 até 13 de julho (Módulo I).

A oficina busca formas divertidas de inventar histórias e estudar o ciclo narrativo. Propõe despertar e alimentar o olhar criativo para o cotidiano e os materiais disponíveis ao redor. Através de recursos do teatro de animação, irá manipular e dar vida a objetos e compreender quais os elementos necessários para desenvolver “nossas” próprias histórias.

· Uma viagem entre dois mundos – é direcionada para estudantes de 11 a 12 anos e será ministrada por Adriano Basegio, a partir de terça-feira (25/05), das 16h30 às 18h – de 25 de maio até 13 de julho (Módulo I).

Um passeio envolvente e engenhoso entre diferentes territórios de criação: o corpo físico, recursos digitais, o espaço concreto e o virtual. O teatro e a expressão dramática são os

pontos de partida para esta viagem que irá explorar diferentes linguagens e vocabulários em uma proposição atual e necessária.

O que pertence a cada um? Como dialogar sutilmente entre eles? O que é possível e o que não pode ser transposto de um lado a outro? A exploração criativa e a construção de elos sensíveis entre estes dois mundos são os motes desta oficina”, afirma Basegio.

·Escrevendo e Dirigindo – é direcionada para estudantes de 13 a 15 anos e também será ministrada por Júlia Ludwig, todas as sextas-feiras das 16h às 17h30, a partir de 28 de maio a 16 de julho (Módulo I).

A Oficina investiga o ciclo narrativo e seus elementos na construção de uma história, com foco em roteiros dramatúrgicos. Os participantes são convidados a desenvolver suas próprias cenas, tramas e personagens a partir de uma análise criativa e lúdica de outras obras, sendo elas histórias clássicas de domínio público, peças de teatro ou mitologias. Contando com exercícios práticos e teóricos, a oficina também se vale de jogos e improvisações teatrais como via de criação dramatúrgica, tornando os encontros dinâmicos e divertidos.

Datas:

● I Módulo – inicia na semana de 25/05;

● II Módulo – Inicia na semana de 09/08 e termina na semana de 27/09/21;

● Os encontros online são em grupo via plataforma Zoom, máximo 16 estudantes em turmas organizadas por faixas etárias de 07 a 15 anos, gerenciamento das atividades e material desenvolvido via Google Sala de Aula.

-Inscrições, valores e pré-reserva pelo Formulário: https://forms.gle/XGX1EifcAPhHPRCZ9

– Outras informações pelo telefone/WhatsApp (21) 9 7951 7679 e e-mail: [email protected]

A BARCA

Fundada pelo Ator, Diretor e Professor de Teatro Adriano Basegio, que há 26 anos desenvolve um trabalho sistemático em Teatro e Educação. A Escola apresenta-se como um Veículo de Navegação Artística trafegando em quatro eixos principais:

I- Teatro Educação: desde 1998 é responsável pelo Curso de Teatro do Colégio João XXIII, atendendo estudantes da Pré-Escola ao Ensino Médio.

II- Especialização e Formação: voltado para capacitação e qualificação de estudantes e profissionais das Artes Cênicas em geral.

III- Desenvolvimento Pessoal: atividades teatrais com o viés terapêutico a serviço do Desenvolvimento Pessoal; professor, colaborador e aluno da Escola Vale do Ser – Terapias, Ensino e Cultura (RS) desde 1999.

IV- Consultorias: por meio do Projeto Comunicação Criativa, oferece consultoria individual ou em grupo, a profissionais de todas as áreas: recursos e técnicas para a comunicação audiovisual, assessoria na criação de conteúdos para aulas EaD e criação de projetos.

Total
0
Share
Rolar para cima