Em alusão ao aniversário da Escola, Núcleos preparam a 1ª Jornada MateMágica

O ensino da matemática no Colégio João XXIII propõe a valorização das formas de pensar, os jeitos de calcular não convencionais e a forma lúdica de apresentação dos eixos matemáticos aos estudantes de diferentes anos/séries. Desta forma, em alusão aos 57 anos da Escola e a valorização da matemática, as equipes técnicas dos Núcleos da Infância e da Juventude prepararam a 1ª Jornada MateMágica, para as turmas de 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Na programação da Jornada, estão previstos jogos, brincadeiras e desafios já no primeiro dia de atividades, que aconteceu no sábado letivo (21/08), às 9h. As turmas do 1º ao 4º ano participaram de uma proposta de rotação nas atividades presenciais, e as turmas do 5º ano ao Ensino Médio assistiram palestras e aulas somente na modalidade on-line, como a de Educação Financeira apresentada pela Blocos School. Durante a Jornada, os estudantes vivenciarão experiencias com os diferentes eixos da matemática:  números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística.

Assim como no processo de alfabetização, na matemática também procuramos atuar no nível de desenvolvimento proximal das crianças. Através da resolução de problemas matemáticos , identificamos como as crianças pensam , e , a partir das vivências lúdicas, podemos adequar o jogo ao nível em que os estudantes se encontram, para assim promover ação, reflexão e novas aprendizagens. É incrível valorizar as formas pessoais de resolução e os diferentes pensamentos matemáticos. Mesmo a matemática sendo uma área exata, conseguimos valorizar a diferença”, salienta a Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais e Ensino Fundamental, Melissa Klein de Abreu.

Ainda segundo a Coordenadora, nos anos anteriores eram feitas Olimpíadas de Matemática no Núcleo da Infância pela então Coordenadora do Núcleo da Juventude, Ianne Ely Godói Vieira, e a proposta deste ano foi envolver toda a Escola em uma semana especial de atividades.

Programação:

1º ao 4º ano

SÁBADO, 21/08: PRESENCIAL

  • 9h às 11h30min – Vamos jogar? Jogos e desafios matemáticos

SEMANA DE 23 A 27/08: Vivências com enfoque em jogos e experiências diferenciadas envolvendo as cinco unidades temáticas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística.

5º anos

SÁBADO, 21/08: PRESENCIAL

  • 9h às 10h – Estudos sobre Educação Financeira: uma aula especial e vivência de desafios (Momento com Convidados)
  • 10h às 10h10 – Intervalo 10h10min às 11h – Dilemas financeiros com as professoras Marilei e Cris.

SEMANA DE 23 A 27/08: Links no Mural do 5º ano. Vivências com enfoque em jogos e experiências diferenciadas envolvendo as cinco unidades temáticas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística.

6º ao 8º anos

SÁBADO, 21/08: On-line

  • 9h às 10h – Estudos sobre Educação Financeira: uma aula especial e vivência de desafios (Momento com Convidados)
  • 10h às 10h10min – Desafio Cubo Mágico
  • 10h10min às 11h – Oficinas Tangran, Xadrez, Mancala, Torre de Hanói, Batalha Naval, Sudoku (por inscrição) Em outros momentos da manhã: exploração do João 24 horas – Repositório de Jogos e Estudos On-line;

SEMANA DE 23 A 27/08: Aulas Especiais na Semana com enfoque em jogos e vivências diferenciadas.

9º anos e Ensino Médio

SÁBADO, 21/08: On-line

  • 10h às 10h10min – Desafio Cubo Mágico 10h10min  às 11h – Oficinas Tangran, Xadrez, Mancala, Torre de Hanói, Batalha Naval, Sudoku (por inscrição)
  • 11h às 12h – Estudos sobre Educação Financeira: uma aula especial e vivência de desafios (Momento com Convidados)

Durante a manhã: exploração do João 24 horas – Repositório de Jogos e Estudos On-line

SEMANA DE 23 A 27/08: Aulas Especiais na Semana com enfoque em jogos e vivências diferenciadas.

Total
0
Share
Rolar para cima