Encontro de emoções marcou o Encontro de Família no João XXIII

A comunidade escolar do João XXIII se reuniu em mais uma manhã de sábado para viver um momento de integração em família. Mesas foram dispostas no pátio central para servirem os lanches coletivos que a comunidade trouxe para serem compartilhados. Além dos alimentos e das bebidas, profissionais, estudantes e familiares partilharam de uma manhã repleta de emoções, embalada por homenagens, música e diversas atrações. 

No palco central, quem iniciou os festejos foram os Professores Bob Bopsin e Lucas Kinoshita na bateria, que fizeram crianças e adultos dançarem e cantarem. Os pequenos não resistiram e, antes que terminasse a apresentação, subiram ao palco para um backing vocal com Bob. Depois, o nosso “mestre de cerimônia”, Professor Paolo Franciozi, convidou o coral das famílias para subir ao palco. O grupo era integrado por membros da comunidade escolar, mas neste sábado as mães de nossos estudantes cantaram a música “Brincar de Viver”, que foi gravada por todos, em 2021, durante a quarentena da pandemia. O momento emocionou a todos. 

Emoção também não faltou na homenagem feita por Kino ao nosso estudante Enzo, que faleceu em abril deste ano. O professor cantou a composição que fez ao aluno. Outro momento marcante foram as palavras lidas pela Orientadora Educacional Letícia Machado, em tributo à Juliana, que escreveu em sua cápsula do tempo que sonhava em matricular a pequena Isabella, ainda em sua barriga, no João, desejo acolhido pela Fundação Educacional João XXIII. 

Enquanto as bandas J23 se apresentavam no palco central, demais oficinas e atividades tomavam o pátio da Escola. Um grupo optou pelas bolhas gigantes, outro pela arte circense, alguns jovens escolheram fazer a oficina de pão: “Acho que foi um momento bacana, pois tinha bastante oficinas para as crianças e para os jovens. Eu e minha amiga Lara escolhemos fazer a oficina de pão”, salienta a estudante do 8º ano A, Ana Medina, que entrou na Escola neste ano. 

Além da oficina do pão, outras atrações foram proporcionadas à comunidade escolar, como a cama elástica para os pequenos, massinha de modelar, dança circular, pintura facial e as oficinas de fio de malha e de tricô. A área esportiva agitou o Campão, o Ginásio e a quadra de beach tennis, assim como a estação troca-troca de figurinhas e a sala de jogos de videogame, uma solicitação feita pelos estudantes. 

“O Colégio faz esse acolhimento à diversidade, às pessoas e suas propostas múltiplas de viver, às famílias, às novas famílias e suas configurações. Não tem uma data marcada de ‘o dia do pai e da mãe’, é o dia da família, achamos legal o Colégio acolher isso”, destacou Katiusci Pavei, mãe da aluna Ana. “Uma manhã como esta enriquece nossa experiência, gera lembranças boas de convivência positiva com a natureza, com as pessoas, compartilhando os alimentos”, comentou Renier Medina, pai da estudante.