Estudantes apresentam suas pesquisas do Projeto Cartografia e são premiados 

Na manhã desta segunda-feira (27/11), os estudantes do 9º ano apresentaram suas pesquisas, do Projeto de Cartografia, para as turmas de 8º ano e para os quatro professores – um de cada área do conhecimento – responsáveis pela banca que premiou os trabalhos que foram destaques. Além de abordar a escolha de temas que dialogam e revelam as culturas juvenis, o Cartografia é a possibilidade de experimentar um projeto de pesquisa, como os que são realizados no Ensino Superior. Além de elaborar o projeto e executar a pesquisa, os estudantes construíram pôsteres de divulgação, que podem ser conferidos em exposição na Avenida Central da Escola.  

O Projeto Cartografia tem uma proposta que se articula como um elo para o Ensino Médio. Por meio da iniciação científica, o projeto estimula a construção do conhecimento exercitando a curiosidade, a imaginação, a observação, o levantamento de hipóteses e a articulação de conceitos. O projeto também incentiva a pesquisa, para que o jovem reconheça áreas de interesse e seja o sujeito da sua aprendizagem.   

Premiações 

Os estudantes foram premiados nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As turmas de 9º ano se organizaram e realizaram o percurso de estudos em grupo ou de forma individual. Os encontros com os professores orientadores aconteceram no turno inverso da Escola, ao longo do ano. A aluna Ana Medina recebeu o Troféu Destaque com o tema “Representatividade étnico-racial na indústria de maquiagem: marca Fenty Beauty by Rihanna”. Segundo a Coordenadora do 6º ao 9º ano, Ianne Godoi, o reconhecimento foi pela escolha do tema, pela forma com que o projeto foi desenvolvido e pelo caminho percorrido pela estudante.  

 A Psicóloga Escolar, Vanessa Aquino, que também apreciou a apresentação dos estudantes, compartilha do mesmo ponto de vista. Ao explicar sobre a escolha do tema, Ana contou que o assunto despertou o interesse dela depois de ler na embalagem de um protetor solar “cor universal”. Desde então, ela passou a questionar como um protetor poderia cobrir universalmente os diferentes tons de pele. Para Vanessa, o trabalho de Ana é um fruto da educação antirracista: “É importante que os estudantes percebam em todos os trabalhos, em diferentes aspectos, como o antirracismo pode ser pautado”.  

Expandindo o vocabulário 

Entusiasta dos estudos sobre o corpo humano e o tratamento de doenças, Elias de Abreu encontrou uma motivação pessoal para o tema de sua pesquisa. Após a avó descobrir em um exame de rotina, um tumor na mama, veio a decisão de pesquisar sobre o “Uso da Tecnologia no Controle da Radiação na Radioterapia”. Em sua pesquisa, o que mais chamou a sua atenção foi descobrir que em locais de baixa renda, o número de mortes alcança impressionantes 70%, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA). “Fazer o projeto de pesquisa científico expandiu meu vocabulário por conta dos artigos que li. Agora, fica mais fácil para me orientar em trabalhos de pesquisa”, pontuou a aluna.  

Para o Orientador do Projeto, o Professor de Matemática Yuri Theodoro, o amadurecimento dos estudantes durante a pesquisa é um ponto a ser destacado: “Eu sinto que fui um norteador neste percurso. Me impressionou o trabalho pelo aspecto emocional, de trazer a história da sua avó, e com isso focamos no artigo e na revisão bibliográfica. Eu aprendi muito com ela e estou orgulhoso por todo o percurso, não só pelo resultado final”, comentou o professor, que sugeriu ilustrar o pôster do trabalho com imagens geradas pela Inteligência Artificial. 

Veja a lista dos projetos premiados em 2023:

Medalha = Menção Honrosa

Linguagens

BEATRIZ MARTINS

Projeto: WHIPLASH: EM BUSCA DE QUÊ?

Matemática

PEDRO MARCHETTO

Projeto: IA’s NA PROGRAMAÇÃO

Natureza

NICOLAS MORAES

Projeto: A poluição sonora afeta o desempenho de adolescentes em atividades que requerem atenção e memória?

Humanas

GUILHERME LOSS

INÁCIO SCHRAMM

Projeto: O cinema pode influenciar politicamente as pessoas?

Troféu Destaque

ANA MEDINA

Projeto: Representatividade étnico-racial na indústria de maquiagem: marca Fenty Beauty by Rihanna

Certificado Relevância do Tema

ANITA BERTOLLO

MARIANA QUADROS

Projeto: Como a internet afeta o cérebro de crianças e adolescentes?

ISADORA CAZZETTA

RAFAELA BERGELT

Projeto: Valorização do Cinema Brasileiro

RAMIRO MELLO

THEO LUMERTZ

HENRIQUE JUGUERO

Projeto: Mapeamento Racial no Colégio João XXIII

SARA MEDEIROS

Projeto: O FENÔMENO TRUE CRIME

ELIAS DE ABREU

Projeto: Uso da Tecnologia no Controle da Radiação na Radioterapia

SOFIA COUTINHO

LAURA DE OLIVEIRA

Projeto: Institucionalização da loucura e os seus reflexos na sociedade brasileira

ISADORA MONTANO 

LAURA FRANCO

Projeto: Cinema e Educação

ARTHUR DOS SANTOS

Projeto: Calculadora Bhaskara

BERNARDO PORTELLA

Projeto: Processo de Naturalização dos atletas de Futebol

FELIPE VALLI

Projeto: Ensino de Programação para Crianças

GUSTAVO VILLELA

Projeto: Representatividade Negra no Cinema Norte-americano

JOANA MARONA

Projeto: Perfil dos Animais Adotados em 2021

LUCAS PINTO

Projeto: Processo de naturalização dos atletas no futebol

LUCAS ROEHE 

Projeto: A seca no Rio Grande do Sul

MATEUS MACEDO

MATHEUS VANAZZI

Projeto: História da Linguagem de programação Lua

MATHEUS BORGES

VICENTE LIMA

Projeto: Ensino de Programação para Crianças

VITOR GUIMARÃES

Projeto: Veículos Híbridos

Total
0
Share