Estudantes da turma 4D promovem Feira das Nações e envolvem toda comunidade escolar

Atenta à curiosidade da sua turma, a Professora Mariana Montano percebeu o interesse das crianças pelos estudos de mapas e continentes e o desejo de explorar bandeiras dos países. O Projeto Feira das Nações nasceu em uma das assembleias no mês de maio. Foi no espaço democrático que a turma toda desenvolveu cada detalhe da Feira, que aconteceu nesta quinta-feira, 14 de julho, às 9h, e envolveu toda comunidade escolar, Núcleo da Infância e Núcleo da Juventude, no Gazebo Central da Escola. “Construímos esta proposta entre todos, definindo cada detalhe: crachá, local onde ocorreria, horário, quem eram os convidados, o objeto de estudo e como as famílias contribuiriam com a proposta”, destaca Mariana. 

Em cada banca era possível identificar o nome do país, a capital, a bandeira, continente, mapa, cultura (vestimentas, música, comidas, festas, moeda, língua, pontos turísticos), fotos, maquetes e curiosidades de cada país. Para  organizar a Feira, as famílias foram convidadas a participar e, mais uma vez, o espírito comunitário tomou conta do João. Na véspera da Feira, os pais ajudavam os filhos a decorar as bancas. Já no dia, o cheiro das comidas típicas atiçava os olhos e o paladar dos visitantes. Tinha opção para todos os gostos: chocolate belga, guacamole, pão australiano, balas de flor, um salgado típico da Coreia do Sul e até tâmaras. 

“Foi lindo ver a participação das famílias. Não teria tido tanto sucesso se não fosse o envolvimento de todos. Nesta Escola, a gente tem que valorizar esse engajamento das famílias, porque os pais são muito parceiros”, ressaltou a professora. Em cada barraquinha, os conhecimentos gerais sobre cada país estavam na ponta da língua das crianças. No turno da tarde, os estudantes do 1º ao 4º ano visitaram o espaço e ouviram atentamente as explicações. “Foi muito especial! Eles vão guardar esse dia com muito carinho: compartilhar com os estudantes mais novos, ver as crianças do 1º ano fazendo perguntas. A gente tem muita gratidão por todas as turmas da Escola que passaram pela nossa Feira”, finaliza Mariana. 

Pular para o conteúdo