Estudantes do 7º e 8º ano autografam na Feira do Livro

Os alunos e alunas do 7º e 8º ano participaram da 69º da Feira do Livro de Porto Alegre, na manhã do último domingo (12/11). As famílias e um grupo de profissionais do João, além dos apreciadores da Feira, foram conferir o lançamento do Livro “Histórias do Fim do Mundo” e da Revista de Divulgação Científica “Ciência ao nosso alcance”. Para a Coordenadora dos Anos Finais, Ianne Godoi, a formação de leitores/as literários é parte do trabalho realizado na Escola, desde a seleção das obras que orientam os projetos em Língua Portuguesa, ao período semanal destinado à leitura na Biblioteca. “Nossa presença na Feira do Livro é mais um momento de celebração da literatura enquanto potência transformadora de uma comunidade”.

As Professoras de L. Portuguesa, Ananda Vargas e Raquel Leão, comentaram a produção do livro, que trata sobre o futuro e suas possibilidades. A ficção científica é um tema recorrente na produção de narrativas: “Desde a década de 1990, quando a crise climática tomou conta das publicações científicas com mais intensidade, a ideia de um fim-de-mundo, de um futuro sem humanidade como a conhecemos, se tornou mote para a produção de muitas narrativas distópicas em diferentes esferas culturais”, o que foi tema de estudo do 8º ano.

As professoras também destacaram que o convite para a escrita de contos de ficção científica diz de uma abertura para a criação de formas outras de existência no imaginário desses jovens. As turmas tiveram a possibilidade de se divertir com as palavras, projetando desejos, ilusões, fantasias aterrorizantes ou mesmo bem-humoradas. Cada estudante pode traçar sua rota na impossibilidade de um certo mundo ou no desejo de adiar o fim. A inspiração foi a obra de Krenak, além de contos afrofuturistas.

E a experiência foi a melhor possível, também para as turmas do 7º ano, que produziram uma revista de divulgação científica, trabalho interdisciplinar que reuniu as professoras Juliete Claro e Raquel Leão. Para os estudantes, o momento foi de muita alegria: “Eu estava com medo, mas meus pais me ajudaram a vir e eu estou bem feliz. Foi uma experiência muito única. Isso nunca acontece e estou muito feliz. No começo eu não achei que seria tão importante, eu e meu colega pesquisamos sobre o ciclo de vida das estrelas, fizemos o texto junto e o resultado valeu a pena!”, contou Bibiana Pasquotto, da 7A. O colega de turma, Lucas Silveira, comemorou o retorno à Praça de Autógrafos da Feira do Livro: “Eu já tinha vindo aqui quando estava no 2º ano, mas não lembrava muito bem. Agora sei que não vou esquecer desse momento”.

O aluno Lucas Mazzolene, da 7C, que se divertiu escrevendo a Revista, também compartilhou a alegria de estar vivendo o momento. Ele contou sobre o processo de estudo e o cuidado que tiveram ao pesquisar só fontes confiáveis. O tema de sua pesquisa era as supernovas, uma explosão estelar poderosa e luminosa. “É muito bom estar aqui de novo, depois de cinco anos, está sendo muito legal! Ver meus pais tirando fotos minhas, faz eu me sentir uma pessoa muito importante”, explicou o estudante que fez questão de dar crédito aos colegas, o parceiro de escrita Heitor, Otávio e Augusto, que também escreveram sobre o mesmo tema. E, também, claro, às Professoras Juliete e Raquel.

Quem também era só sorrisos foram as famílias, que registraram esse momento único, não só com as fotos no celular, mas com o calor no coração que momentos assim proporcionam, como definiu a Renata, mãe do Lucas: “Eu vim com o Lucas em 2018 e agora em 2023. E essa é a melhor maneira de ver o tempo passar: é ver meu filho crescendo, no lugar que eu quero, que é o Colégio João XXIII, que é a Escola do nosso coração. É muito lindo ver o tempo passar desta forma!”

Agora é só esperar a Feira do Livro de 2024! Novamente teremos muitos lançamentos e novidades do João XXIII!

Pular para o conteúdo