Estudantes do Ensino Médio participaram do “Dialogando sobre Trajetórias”

A 2ª e 3ª série do Ensino Médio, e a 1ª série no turno da tarde, participaram, ontem, do “Dialogando sobre Trajetórias”, um dia com convidados de diferentes áreas que contaram seus percursos pessoais e profissionais, com o objetivo de inspirar, abrir perspectivas e trazer referências para que nossos estudantes possam refletir sobre diferentes possibilidades de caminhos, aliando o seu fazer com uma ação que possa impactar de forma positiva no mundo. O encontro, que faz parte do projeto Feira do Futuro, aconteceu no Auditório da Universidade Uniritter, localizada ao lado da Escola. 

A Coordenadora Pedagógica do EM, Mariana Pires Brito, e a Orientadora Educacional, Letícia Machado, convidaram profissionais de diferentes áreas para contarem um pouco da sua história e ter um momento de troca com os estudantes. O primeiro a falar foi o médico epidemiologista e professor universitário Ricardo de Souza Kuchenbecker. Depois, a pedagoga e professora universitária Cleidilene Ramos Magalhães mostrou como a área da Pedagogia oferece muitas oportunidades. 

À frente do Observatório Racial no Futebol, Marcelo Carvalho mostrou o caminho percorrido para ser o nome à frente do projeto que registra e denuncia o racismo no esporte, especialmente em jogos de futebol. Antes do almoço, o cineasta e professor universitário Emiliano Cunha contou como a vivência pessoal influenciou na escolha profissional e sobre os bastidores do processo de construção de um filme. Também teve conversa sobre intercâmbio com a Professora Helena Cesar, a especialista em Educação Internacional, Carla Mussoi, e a estudante Maria Eduarda Ferreira, que bateram um papo sobre como é viver um período fora do país. E na área da Tecnologia e Inteligência Artificial, foi a vez de Leonardo Amaral compartilhar suas experiências e projetar o avanço da inteligência artificial num futuro próximo.  

O encontro terminou com a participação de uma ex-aluna do João XXIII, Greta Paz, CEO da Eyxo Estratégias de Inovação. Ela fez um resumo da trajetória profissional que a levou a fazer parte da Under30 da Forbes, concorrida lista dos jovens abaixo dos 30 anos mais promissores do Brasil, divulgada pela revista Forbes em 2020. “Logo, logo vocês estão deixando o Colégio. Mais do que conteúdo, levarão a capacidade de olhar criticamente, de refletir, discutir, e as conexões que vocês têm aqui levarão para a vida. Sintam-se seguros, porque vocês estudaram em um baita colégio”, finalizou Greta.