Estudantes do João avançam para a 4ª fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil   

Na semana passada, 15 estudantes do Colégio João XXIII participaram da 3ª fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que contava com 19,4 mil equipes inscritas de todos os estados do país. A 15ª edição registrou número recorde de inscritos, com um total de 30,5 mil grupos. Estudantes do Colégio, do 8º ano à 3ª série do Ensino Médio, estão divididos em cinco equipes, de três alunos cada. A dinâmica da prova é diferenciada das demais Olimpíadas de Conhecimento, aplicadas nacionalmente. 

Na ONHB, os estudantes recebem a prova, aplicada de forma on-line, na segunda-feira, e têm até 23:59 de sábado para entregar o documento. As equipes do Colégio João XXIII se encontram durante dois períodos nas sextas-feiras à tarde para discutir, coletivamente, a avaliação. “A prova é feita de questões objetivas, mas são muito mais interpretativas e compreensivas. São sempre três respostas corretas, mas uma delas é a mais adequada e vale 5 pontos. As demais questões corretas somam 4 e 1 ponto cada”, comentou a Professora de História do 7º ano, Patrícia Dyonisio, que acompanha os alunos na avaliação. 

Patrícia contou que embora o foco da Olimpíada não seja ganhar e conquistar medalhas, esta é a 6ª vez que o João participa da ONHB. Por três vezes, o João chegou até a final e conquistou o 1º lugar no estado em duas ocasiões. “A ONHB é uma Olimpíada do Conhecimento voltada para o estudo da História do Brasil a partir de fontes históricas, que podem ser desde documentos dos povos indígenas que viviam no país antes das navegações europeias até músicas brasileiras do século XXI”, explicou. 

Para Patrícia, a importância do envolvimento dos estudantes na ONHB é a oportunidade de estudar e pensar sobre História de outros modos que não a partir da memorização de nomes e grandes feitos. “Datas e nomes facilmente encontramos na internet, no Google; entretanto, ter uma boa análise, interpretação e compreensão de um processo histórico é um trabalho muito mais complexo, para o qual nosso/a aluno/a deve ser desafiado/a a fazer ensaios ao longo da trajetória escolar”.  

A proposta da Olimpíada em História e de outras Olimpíadas de Conhecimento, além de promover uma valorização do próprio componente curricular, é possibilitar um tempo mais longo e de maior qualidade para professores e estudantes se debruçarem sobre os processos que envolvem cada área do conhecimento. “Tem outro aspecto fundamental, que é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pois os coloca em contato de diferentes modos entre si, com a professora e com o próprio conteúdo”, finalizou a professora.

Próxima fase 

A 4ª fase da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) teve início nesta segunda-feira (29/5) com 11,6 mil equipes inscritas de todos os estados do país; o RS soma 285 equipes inscritas participando desta fase. 

Ao todo, são realizadas seis fases online com duração de uma semana cada. A final presencial ocorrerá nos dias 26 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP). No dia seguinte, 27/8, será realizada a cerimônia de premiação.

Veja outras participações do João na ONHB

Pular para o conteúdo