Você gosta de história? Inscreva-se na Olimpíada Nacional.

Com reconhecimento em eventos científicos, o Colégio João XXIII incentiva estudantes a participarem da Olímpiada Nacional em História do Brasil, com inscrições até 09/03, terça-feira, pelo e-mail da Escola.

Com o intuito de oportunizar experiências únicas e enriquecedoras, os professores e a coordenação pedagógica do Colégio João XXIII propõem campanhas de incentivo a pesquisa e a participação em eventos científicos, como a 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada on-line nos dias 03 de maio a 12 de junho de 2021. 

Segundo a professora de história da Escola, Patrícia Dyonisio, pensar a História do tempo presente é um dos grandes desafios para qualquer historiador. “Tamanha a complexidade da contemporaneidade bem como a dificuldade de distanciamento do objeto por parte de seu observador. Por outro lado, é imprescindível que a compreensão do passado deva ser impulsionada pela análise do tempo atual, tornando difícil a dissociação entre esses dois tempos”, finaliza. 

Nos dois últimos anos, o Colégio João XXIII tirou o primeiro lugar no Rio Grande do Sul e teve a oportunidade de representar o  Estado na grande final. Esse feito só foi possível graças ao trabalho de cada estudante com as suas equipes. A potência da ONHB está no humano e no senso de coletividade que os estudantes do João XXIII desenvolvem ao longo do seu percurso escolar, relata a professora. 

Participam da 13ª Olimpíada de História, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professores, estudantes a partir do 8º ano do Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares do Brasil. A competição acontece em seis fases on-line com questões de múltipla escolha e tarefas. 

“Através da ONHB lançamos o nosso olhar sobre os mais diversos documentos históricos, como videoclipes, notícias, charges, quadrinhos, obras de arte, relatos de viajantes, livros mega antigos. E cada documento nos leva a uma grande viagem cheia de problematizações, reflexões e conceitos diversos. A olimpíada é, em última análise, um convite/incentivo à pesquisa e ao estudo das Ciências Humanas de uma forma menos eurocêntrica”, finaliza Dyonisio.

Inscreva-se no e-mail: [email protected] 

Etapas:

  • De 02/04 a 30/4 acontece a etapa de preparação (obrigatória): sextas, das 17h30 às 18h30; 
  • Em maio e junho acontece a etapa da prova (obrigatória): sextas, das 17h30min às 19h. O restante das datas, até junho, são os encontros da prova. 

Veja o depoimento dos estudantes do Colégio João XXIII que já participaram de olimpíadas, no vídeo:

Total
0
Share
Rolar para cima