As crianças do Núcleo da Infância, do 2º ao 5º ano, iniciaram o ano letivo fazendo uma exploração inicial sobre o que já sabem sobre o mosquito Aedes aegypti. Todas as turmas visitaram o Laboratório de Ciências e receberam explicações da Laboratorista, Bibiana, e da estagiária, Eduarda, sobre desenvolvimentos, ciclo reprodutivo e picada do inseto.
Com abordagens diferentes, de acordo com cada ano, as crianças receberam orientações sobre prevenção e cuidados contra a proliferação do mosquito da dengue. As turmas de 2º ano tinham a missão de “caçar os mosquitos” pela escola. Uma brincadeira pensada pelas Profissionais do laboratório, que espalharam desenhos do inseto, simulando possíveis locais de foco no pátio da escola. Já as crianças do 3º ano fizeram uma atividade lúdica com raspadinha, que continha perguntas e respostas.
Desde 2023, as turmas de 4º ano têm no projeto de combate à dengue a criação de uma mosquitoeira, armadilha para mosquitos. E, neste ano, as crianças também desenvolveram um repelente caseiro, com o auxílio de Bibiana e Eduarda.
Na próxima semana, uma das turmas do Joãozinho Legal também vai viver esta experiência dentro do Laboratório.
Nossa galerinha e as docentes deram show na perspectiva de um currículo emergente e crítico!
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O governo do RS, dada a realidade epidemiológica, decretou situação de emergência no dia 12 de março.
Confira abaixo, a receita do repelente caseiro: