Estudantes inscrevem trabalhos no Salão UFRGS Jovem

Estudantes do 6º ano e professores do Componente Curricular de Ciências e Língua Portuguesa, unidos por meio da pesquisa, com objetivo de aprimorar a alfabetização científica e sistematização do conhecimento, inscrevem experimentos no XVI Salão Jovem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento integra o Salão UFRGS e compreende a exposição de pesquisas desenvolvidas no ambiente escolar, de cunho científico, tecnológico e cultural.

Segundo o Professor de Ciências, Bruno Correia, a proposta pedagógica do Colégio João XXIII inspira que os estudantes possam viver as mais diversas experiências de aprendizagem que integrem o seu repertório sociocultural, uma delas é a iniciação científica. “Os estudantes do 6º ano são convidados a se aproximarem do universo científico, se apropriando de seus processos e linguagens específicas. Propor que os estudantes possam inscrever trabalhos em um evento científico externo fomenta essa aproximação e familiaridade”, salienta.

De acordo com a Equipe Técnica do Núcleo da Juventude, os experimentos foram produzidos nas aulas de Ciências, com o professor Bruno Correia, e os resumos de cada pesquisa foram escritos nas aulas de Língua Portuguesa, com a Professora Ananda Hilgert. Desta forma, a participação dos estudantes de 6º ano no evento representa a variedade e qualidade de vídeos/experimentos criativos produzidos pelos jovens pesquisadores do Colégio João XXIII.

No regulamento do Salão Jovem UFRGS consta que é necessário inscrever-se enviando um resumo e um vídeo-documentário, pois o evento é de forma virtual. E vai ao encontro com o que já vem sendo desenvolvido no João, e que caracteriza a intencionalidade do planejamento, da realização de atividades cientificas, a fim de suscitar nos estudantes o levantamento de problemas, dados, análises, como também, a apresentação dos resultados obtidos através de múltiplos recursos digitais.

Os trabalhos que foram inscritos são de extrema relevância para o desenvolvimento do conhecimento científico dos estudantes e debatem temas atuais, como:

1- Ação do peróxido de hidrogênio no experimento pasta de dente de elefante – Lara Wandscheer Maia;

2- Efeito do solvente orgânico acetona na desintegração da membrana plasmática de célula eucarionte – Camila de Mattos Vieira Ferracini;

3- Exploração da técnica da coluna de Winogradsky para comparação da ocorrência de bactérias na água – Teodoro Wendland Guadagnin;

Para mais detalhes acesse: https://www.ufrgs.br/propesq1/ufrgsjovem2021/

Total
0
Share
Rolar para cima