Exibição do Encontro com Boris Cyrulnik, na quarta-feira, 25/08

Em meio aos desafios de períodos tão complexos, há de se encontrar tempo para escutar, uma escuta ativa que compõe um processo importante na aprendizagem. Partindo dessa perspectiva e da escuta que profissionais e docentes realizam diariamente com as famílias, crianças e jovens do Colégio João XXIII, na quarta-feira (25/08), às 18h30, será exibido o Encontro com Boris Cyrulnik: O Prazer de Aprender.

Boris Cyrulnik nasceu em 26 de julho de 1937 em Bordeaux. Psicanalista, neurologista e psiquiatra, é um sobrevivente da segunda guerra mundial.  Sua obra literária envolve trabalhos sobre apego, resiliência, trauma, memória e narrativa. Sua vida é dedicada à compreensão da dor humana e de como bebês, crianças, jovens e adultos podem ressignificar, através de narrativas e de encontros significativos, a sua trajetória.

O convidado apresenta a cultura como um forte elemento para essa construção, assim como os encontros com pessoas, modelos identificatórios, que podem se tornar tutores de resiliência, e desta forma reconduzirem vivências anteriores com outros sentidos e outras lembranças. Ele fala que “cada encontro nos modifica, mas não encontramos ao acaso. E que o encontro deixa marcas, altera projetos, desvia rotas, pois há influência recíproca” (Cyrulnik, 2013).

A conversa, além de ser um presente para toda a Comunidade Escolar – nos 57 anos -, reforça a esperança tão necessária nos dias atuais. “Compartilho com vocês, que vale a pena sonhar, e que, se nos rodearmos de boas parcerias, ganharemos força e coragem para realizarmos alguns desejos que pareceriam irrealizáveis”, salienta a Psicóloga Especialista em Psicologia Escolar/ Educacional e uma das representantes do João neste encontro, Maria Fernanda Hennemann.

O Encontro é uma realização do Colégio João XXIII, Associação Pikler Brasil, Grupo de Estudos em Psicologia Escolar (GEPE) e Universidade Fluminense do Rio de Janeiro.

A exibição será através do Youtube da Escola: https://youtu.be/PjOHoV2vUAk

Total
0
Share
Rolar para cima