Estudantes desenvolvem uma visão mais nítida e realista do futuro com as oportunidades oferecidas durante o evento
Entre os dias 26 e 28 de agosto, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM) participaram da Feira do Futuro, realizada anualmente no Colégio. O evento auxilia os estudantes a entenderem suas habilidades e interesses, assim como oportuniza o contato direto com profissionais e universidades, através de palestras e workshops. Nessa edição o Colégio convidou o cursinho Pré-Vestibular Fênix e as universidades Atitus, PUCRS, SENAC/RS, UniRitter, Unisinos, Fundação Escolar Superior do Ministério Público (FMP) e a UFRGS. A Feira contou também com a participação especial de ex-estudantes do João XXIII nos estandes das profissões.
No primeiro dia da Feira, os jovens tiveram palestra na área da saúde com a Laura Sanguiné Formiga, Psicóloga Clínica e Esportiva e Mestre em Cognição Humana, Luis Eduardo Wearick da Silva, Licenciado em Educação Física, Doutor em Saúde da Criança, com Pós-Doutorado em Neurociências e em Psicologia. Ele nos conta como foi voltar ao Colégio e falar para os jovens:
“Fiquei muito feliz com o convite do professor Paolo, da orientadora educacional Fabiana e da direção pela oportunidade de falar sobre minha trajetória acadêmica e profissional. Espero ter contribuído para auxiliar no comportamento e desenvolvimento deles na graduação e que eles façam escolhas felizes”.
A orientadora educacional do 9º ano do EF à 3º série do EM, Fabiana Catalani Lisboa, uma das organizadoras do evento fala sobre a importância de proporcionar momentos como esse para os estudantes:
“A Feira do Futuro foi planejada pensando em oportunizar aos estudantes experiências sobre suas escolhas na vida acadêmica e profissional e cuidados essenciais com a saúde. Os temas abordados nas palestras foram a qualidade do sono, alimentação saudável, bem como orientações sobre o consumo de álcool e vape, hábitos de vida mais conscientes e responsáveis. Além disso, compartilharam suas dúvidas e foram orientados em suas escolhas para a futura profissão. “
Outra vivência que os jovens tiveram, ainda pela manhã, foi o encontro com os ex-estudantes do João. O encontrou possibilitou o compartilhamento de experiências acadêmicas e conversas para tirar dúvidas. Os nossos ex-estudante representaram diversas áreas, entre elas: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design de Produtos, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Fisioterapia, Jornalismo, Letras, Medicina Veterinária, Psicologia e Química. Foi uma troca rica e que propiciou aos jovens do EM refletirem sobre suas habilidades e metas profissionais.
A ex-estudante Isabela Agostini, hoje acadêmica de medicina veterinária na UFRGS, nos conta que ingressou na Educação Infantil do João XXIII com 5 anos e concluiu o EM com 18 anos. Ela diz que voltar ao Colégio como ex-estudante e falar sobre suas escolhas profissionais a deixou muito feliz.
“Falar com os estudantes, ajudar e esclarecer dúvidas sobre o curso é uma sensação bem diferente. Estar de volta aqui e do outro lado, deixou meu coração quentinho. Porque eu já vivi isso. Participei da Feira de Profissões e lembro que foi decisivo para a escolha do que eu ia fazer na faculdade.”
O estudante Felipe Soares, da turma 3C, se sentiu acolhido pelos ex-estudantes e da importância desse momento nessa fase da vida, na qual eles precisam pensar no futuro. Ele nos contou como foi essa interação.
“Tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e os caminhos que a gente poderia trilhar em cada curso. Como tenho interesse por engenharia de produção, falar com um universitário e ex-estudante do João foi muito importante. Ele explicou as disciplinas que existem e no que focar. Foi uma troca reconfortante, porque estamos numa fase em que temos que estudar bastante e ver que eles conseguiram atingir seus objetivos, deixa claro que a gente também vai conseguir. Que basta a gente querer e se dedicar para alcançar nossos sonhos”.
Encerrando o primeiro dia do evento, na palestra “Caminhos do ENEM”, com os professores do cursinho pré-vestibular Fênix, os estudantes da 2ª série do EM tiraram todas as dúvidas sobre as provas, questões, pesos de cada área do conhecimento e as médias dos cursos mais procurados no vestibular.
No dia 27, cada universidade abordou uma área do conhecimento. A Atitus falou sobre o curso de Psicologia, a PUCRS de Medicina, Educação Física, Fisioterapia e Odontologia, o SENAC Tech de Programação, Tecnologia e Design, a UniRitter dos cursos de Gastronomia, Licenciaturas e Biomedicina, a Unisinos falou da Economia, Nutrição e Engenharia Civil, a Fundação Escolar Superior do Ministério Público (FMP) sobre o concurso público dentro do Direito e a UFRGS focou no vestibular.
Após as palestras os estudantes puderam conhecer mais sobre as universidades e seus cursos nos estandes localizados no Gazebo. O coordenador pedagógico do 9º ano ao EM, Bruno Correia, fala sobre a importância de proporcionar momentos como esse para os estudantes do João:
“A Feira do Futuro é uma iniciativa extremamente significativa para nossos jovens, pois proporciona a eles um momento de reflexão, descoberta e planejamento. Sabemos que muitos estudantes chegam ao final da educação básica com dúvidas sobre suas escolhas profissionais e acadêmicas, e eventos como este cumprem um papel fundamental na orientação desses caminhos.”
No último dia de Feira, dia 28, os estudantes do Terceirão participaram de um bate-papo sobre as leituras obrigatórias e os conteúdos para o vestibular da UFRGS, numa parceria entre o Colégio e o cursinho Pré-Vestibular Fênix. Logo após a conversa, os jovens curtiram o Intervalo Musical com o cantor Beto, numa parceria do cursinho.
O encerramento do evento contou com a palestra do Instituto do Câncer Infantil (ICI), no Dia Nacional do Voluntariado. A representante apresentou dados e informações sobre os tipos de câncer infanto-juvenil, diagnóstico, sintomas e tratamento. Além disso, ela falou sobre pesquisa científica e as profissões que estão diretamente envolvidas com a doença. Durante a palestra os estudantes fizeram diversas perguntas sobre saúde, sintomas e possíveis sequelas do câncer e participaram de atividades de conscientização sobre a importância do voluntariado. Esse tema esteve muito presente na palestra, porque é um dos requisitos para a conquista de bolsas de estudos na graduação. Ser voluntário é doar tempo e amor e fazer a diferença na vida das pessoas.
Ao reunir instituições de ensino, profissionais de diversas áreas, oficinas práticas e palestras inspiradoras, a feira amplia os horizontes dos alunos e os aproxima das realidades do mercado de trabalho e da vida acadêmica.
Quer saber mais sobre os cursos das universidades parceiras e cursinho pré-vestibular? Acesse os links abaixo:
Atitus: https://www.atitus.edu.br/
PUCRS: https://portal.pucrs.br/
SENAC/RS: https://portal.senacrs.com.br/home
UFRGS: https://www.ufrgs.br/site/
UniRitter: https://landing.uniritter.edu.br/
Unisinos: https://www.unisinos.br/
Fênix vestibulares: https://fenixvestibulares.com.br/
Por Renata Lages A. Eberhardt
Dia 25:


























Dia 26:























Dia 27:



