O 1º Congresso sobre Mudanças Climáticas “João XXIII chama para a cura do mundo”, foi realizado pela Fundação Educacional João XXIII entre os dias 12 e 14 de novembro de 2024 na UniRitter e no Colégio. Organizado pelos alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I, com apoio dos docentes e Laboratório de ciências, o evento tem como principal objetivo promover a conscientização sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas, além de destacar o papel ativo que a nova geração pode desempenhar na construção de um futuro sustentável.

Foto: Primeira reunião da Comissão Organizadora do Congresso Ambiental do João
O congresso trouxe à tona o resultado de meses de pesquisa das crianças, que se dedicaram a explorar os impactos das mudanças climáticas e a refletir sobre como suas ações podem ajudar a mitigar os efeitos desse fenômeno global. O evento oportunizou a troca de conhecimentos, com apresentações de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, abordando desde temas como o aquecimento global e suas consequências até sugestões de soluções práticas que todos podem adotar no dia a dia.
Processo das pesquisas dos estudantes envolveu toda a comunidade escolar: famílias, professores e profissionais:






















Com um foco especial na importância da educação para a sustentabilidade, o congresso visa ser um marco na conscientização ambiental, incentivando a ação e o protagonismo das crianças na luta pela preservação do meio ambiente. O evento é uma oportunidade para a comunidade escolar e externa unirem forças em prol da construção de um mundo mais saudável e equilibrado para as próximas gerações.
Para a organização do Congresso, foram eleitos dois representantes de cada turma para compor a comissão organizadora. As crianças participaram de reuniões semanais com as professoras do laboratório de ciências e com a coordenação pedagógica, onde discutiram e definiram aspectos fundamentais da estrutura do evento, como a elaboração das cartas de convite, a escolha dos convidados, a composição da mesa de abertura, o nome do congresso, e se haveria ou não a cobrança de valor para inscrição.
Com o apoio das professoras regentes, as crianças se dividiram em grupos temáticos relacionados às mudanças climáticas, com o objetivo de realizar pesquisas e estudos. Cada turma explorou diferentes temas, desenvolvendo pesquisas e elaborando materiais que foram apresentados na tarde do segundo dia de evento.
Dia 12 de novembro de 2024 – Abertura do Congresso – Auditório da UniRitter
A abertura contou com uma mesa composta por convidados especiais: Lara Lutzenberger (pesquisadora) e Bruno Correia (coordenador pedagógico e professor de ciências do Colégio João XXIII), que enriqueceram o debate e inspiraram os participantes com suas experiências e perspectivas sobre o tema. A presença de especialistas, educadores e líderes comunitários foi fundamental para estimular um diálogo intergeracional e contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e do engajamento ambiental das crianças.













































Dia 13 de novembro de 2024 – Apresentação de pesquisas desenvolvidas pelas crianças do 3º e 4º ano
















Dia 14 de novembro de 2024 – Entrega do Guia de “Ideias que vão Mudar o Mundo”
O encerramento do primeiro congresso aconteceu no João, com a presença de figuras representativa dos poderes legislativo, executivo e judiciário, além de representantes de ONGs e organizações ambientais. As crianças pediram essas representações se fizessem presentes para a entrega do Guia “Ideias que vão Mudar o Mundo”, escrito e desenvolvido pelos alunos do 3º e 4º ano nos meses de planejamento do congresso, como parte do compromisso deles com o futuro. O guia, reúne várias ações e sugestões práticas para cuidar do meio ambiente e contribuir para um mundo melhor.
Com grande satisfação, as crianças chamaram os convidados representantes:
- Dilma Roussef: Ex-presidenta da República do Brasil e atual presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS;
- Rogério Favreto: Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e Diretor de Escola do Juízes Federais;
- Grazi Oliveira: Vereadora eleita para 2025 e Professora e Doutoranda pela UFRGS;
- Mariana Félix: representante da vereadora eleita Juliana;
- Fernanda Debres: vice-presidente da ONG Brasil Sem Frestas e proprietária da empresa Sobra Organizada;
- José Carlos: Presidente da Fundação Educacional João XXIII;
- Paula Poli: Diretoria Pedagógica do Colégio João XXIII.


























Ao finalizar o último dia de congresso, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, da turma 1D, homenagearam as crianças do 3º e 4º ano pela coragem de querer mudar o mundo.