Nesta segunda-feira, 20 de novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra no Brasil, o Colégio João XXIII foi destaque em uma reportagem exibida no Jornal da Record. A matéria mostra como a Escola tenta combater o racismo estrutural através da construção de um modelo de educação antirracista.
“Isso vem sendo trabalhado a partir do currículo nas disciplinas, com trabalhos, com leituras, poesia, música… Esse engajamento precisa vir desde os Anos Iniciais com os alunos. A Escola vivencia tudo aquilo que é vindo a partir da sociedade, mas a gente, enquanto educadores, tem a obrigação de ensiná-los sobre quais são os caminhos para combater o racismo e a injúria racial”, comentou a Psicóloga Escolar Vanessa Aquino.
O Professor de Ciências, Bruno Oliveira, também conversou com a equipe de TV sobre como se sente um “farol para as novas gerações”: “A ideia da representatividade é muito importante. Quando eu era estudante, eu não tive professores negros ao longo da minha história. Hoje eu tenho alunos que podem ver em mim uma possibilidade de fazer algo diferente na sua vida”.