Devido à alta procura das famílias pelo turno inverso, o Joãozinho Legal está ampliando o espaço, com a chegada de duas salas modulares, construção sustentável que minimiza o desperdício de matéria prima. As novas salas, que foram inauguradas nesta segunda-feira (25/03), estão localizadas na etapa da Educação Infantil. A aquisição dos novos ambientes foi possível através dos recursos do Fundo de Investimento e do Fundo de Sustentabilidade.
Na presença da diretora Paula Poli, Rafael, da turma 4B, cortou a fita da inauguração no novo espaço. Ao ser perguntado sobre como se sentiu, o aluno mais antigo do Joãozinho Legal respondeu: “Eu me senti com muito amor pela minha mãe… eu disse para ela que queria vir no fim da manhã, mas ela disse que era para eu vir antes e aproveitar o pátio. E, por ter vindo antes, eu tive a oportunidade de inaugurar as novas salas”, comemorou o estudante, que se despede do projeto, já que no ano que vem, estará no 5º ano.
Outra estudante que encerrará sua passagem pelo Joãozinho Legal é Ana Elisa, que está na 4F. O que ela mais gosta nas manhãs em que está no turno inverso é desenhar, brincar e a união dos colegas para fazer um projeto acontecer, como hoje, em que todos colaboraram montando o pebolim. Quem também compartilhou dessas experiências foi a recém-chegada Maria Flor, da 2B, que estreita os laços com as colegas mais velhas. A menina, que é fã da culinária do projeto, disse que sua mãe gostaria de ser criança novamente só para se matricular no Joãozinho Legal.
Para a dinamizadora Cris Saldanha, o Joãozinho Legal é mesmo assim: um espaço acolhedor. “A socialização entre os pares é um destaque nas turmas, que são multi-idade. As crianças têm um tempo para brincar, participam de oficina de culinária, têm um momento reservado para o tema e, além disso, criamos muitas atividades primando pela sustentabilidade.
Patrícia Cardoso, mãe do Lorenzo, da turma NH, destaca a importância da turma multi-idade no desenvolvimento do filho, matriculado desde o ano passado no Joãozinho Legal. “Achei muito bom as salas estarem todas aqui na etapa. Assim, eles ficam todos juntos”. A dinamizadora Jaqueline também aprovou as novas salas. “O espaço é bom, arejado e as crianças estão em um ambiente muito acolhedor, que é a característica principal do Joãozinho, essa integração entre eles e essa troca que nós temos com o pátio. A sala é um complemento de tudo que o Joãozinho Legal proporciona: a criatividade deles, a interação dos mais velhos com os mais novos, que é isso que eles vão desenvolvendo aqui”.
O turno inverso é divido em 4 modalidades:
5x por semana, a partir das 7h30;
3x por semana, a partir das 7h30;
5x por semana, a partir das 9h30;
3x por semana, a partir das 9h30.