Nesta manhã, as turmas de 6ºs anos participam de um bate-papo com a escritora Rosana Rios. Ela já publicou mais de 180 livros e ultrapassou 30 anos de carreira, tendo recebido inúmeras premiações – dentre elas, o Prêmio Jabuti, em 2016, com o livro “Iluminuras”. Rosana contou que não utiliza Inteligência Artificial como recurso para suas traduções. Por vezes, recorre ao Google Tradutor e a dicionários online para encontrar algum sinônimo para as palavras e evitar repeti-las.
Antes mesmo de o encontro começar, a estudante Luísa, da 6A, estava ansiosa para saber como a autora consegue traduzir tantos livros e quais cuidados ela tem para encontrar, por exemplo, palavras em português que não existem em inglês. Já a aluna Aléxia, da 6E, desejava saber o que Rosana sonhava em ser quando era criança. Estas eram algumas das perguntas escolhidas pelas estudantes para serem feitas à escritora.
Sobre a autora:
Rosana Rios nasceu em São Paulo e é formada em Arte-Educação pela Faculdade de Belas Artes de SP. Iniciou a carreira de escritora e ilustradora em 1986, como roteirista da TV Cultura, no programa “Bambalalão”. Trabalhou por 11 anos em emissoras de televisão e como roteirista de quadrinhos, mas, desde 1988, dedica-se quase exclusivamente à Literatura para crianças e jovens. Autora de mais de 180 livros, ultrapassou 30 anos de carreira tendo recebido inúmeras premiações, dentre elas: selos “Altamente Recomendável” da FNLIJ e um prêmio Jabuti pela obra “Iluminuras” em 2016. Apresenta palestras e oficinas em todo o Brasil, trabalhando pela valorização do profissional de LIJ e da Leitura Literária. Em 2019, foi eleita Presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.
*Matéria atualizada em 25/04/2024, às 10h30