Nota da Diretoria da Fundação sobre bate-papo “Escola Sem Partido” e “Escola sem Mordaça”

A posição do Colégio João XXIII, fundamentada em seus princípios filosóficos, é garantir que todos tenham a oportunidade de expor seu pensamento. Ao fazer isso, o João XXIII reafirma seu vanguardismo e sua confiança no corpo docente, propiciando à comunidade do Colégio a discussão de temas polêmicos da contemporaneidade

Em virtude das diversas manifestações a respeito do debate sobre os projetos de lei “Escola sem Partido” e “Escola sem Mordaça”, promovido pela Fundação Educacional João XXIII e pelo Instituto Educacional João XXIII, a diretoria da Fundação e a direção do Instituto vêm manifestar à comunidade escolar os seguintes esclarecimentos:

O Colégio João XXIII foi construído por professores e pais e tem, desde o início de suas atividades, objetivos humanitários:  a) propiciar educação sem distinção por motivo de raça, nacionalidade, condição social ou convicção religiosa ou filosófica;  b) fomentar a compreensão dos direitos e deveres, o desenvolvimento sadio da personalidade e a participação ativa dos indivíduos nas ações coletivas;  c) manter intercâmbio harmônico com a comunidade, em clima de concórdia, ensejando manifestações de cooperação e solidariedade. 

Considerando que estão em discussão, em todo o país, diversos projetos de lei que tratam sobre a educação, apresentados pelos movimentos denominados “Escola sem Partido” e “Escola sem Mordaça”, a relevância desta discussão está ligada tanto aos reflexos diretos na educação e na própria concepção de escola, como na sala de aula e no ato de ensinar. Tudo isso tem levado os educadores a questionarem os conceitos defendidos em tais projetos. Atento a esse ambiente de troca de ideias, o Colégio João XXIII, em consonância com seus princípios fundamentais e sua formação histórica democrática, propiciou um debate sobre o tema, assegurando espaço e igualdade de tempo para a apresentação dos defensores de ambas as propostas. 

O tema, pela relevância e repercussão, acabou por atrair a atenção geral, a ponto de o evento, inicialmente destinado à comunidade escolar, ter recebido participantes de outras escolas e defensores de uma ou de outra proposta, assegurando que todos os presentes pudessem se inscrever para manifestar suas opiniões ou questionamentos.

A tradição democrática, pluralista e acolhedora do João XXIII assegura o direito de expressão de todas as opiniões. A posição do Colégio João XXIII, fundamentada em seus princípios filosóficos, é garantir que todos tenham a oportunidade de expor seu pensamento. Ao fazer isso, o João XXIII reafirma seu vanguardismo e sua confiança no corpo docente, propiciando à comunidade do Colégio a discussão de temas polêmicos da contemporaneidade. Sempre foi e continuará sendo assim.

Diretoria da Fundação Educacional do João XXIII e Direção do Instituto Educacional João XXIII