“A educação como prática da liberdade é um jeito de ensinar que qualquer um pode aprender.”
bell hooks
No ano dos seus 60 anos, o Colégio João XXIII reafirma a sua história e seus princípios, dando início ao Núcleo de Formação da Escola. O Colégio tem uma história marcada por um legado na construção de espaços de formação docente no cenário do Rio Grande do Sul. Ao projetar um Núcleo de Formação, neste ano comemorativo, assumimos a centralidade que tal aspecto tem no desenvolvimento profissional docente e na projeção de ações em prol do percurso de aprendizagem dos profissionais da Educação. Propomos conceber a formação como a construção compartilhada de uma Escola que reflete, propõe e constrói tempos e espaços para a tomada de consciência do fazer de seus(suas) educadores(as).
Como primeiras ações formativas, compartilhamos o seminário comemorativo dos 60 anos da Escola, intitulado Educação em Tempos de Reparação, que acontecerá em encontros on-line e presenciais nos meses de setembro e outubro. Compreende-se a ideia de reparação como um compromisso com a (re)construção da democracia em nosso país, problematizando temáticas sensíveis da Educação que dialogam com os princípios da Escola. O seminário terá palestrantes externos, assim como a inscrição da comunidade interna para a apresentação de trabalhos e pesquisas em andamento. Os trabalhos selecionados contemplarão os seguintes eixos temáticos, que dialogam com a reflexão sobre como podemos (re)construir a Escola:
- Por uma Educação pela Experiência – A Docência e a Aprendizagem de Crianças e Jovens
- Por uma Política Institucional e um Currículo para a Educação Étnico-Racial
- Por uma Educação Inclusiva – Pelo Direito à Aprendizagem de Todas as Crianças e Jovens
- Por uma Educação pela Diversidade – Gênero e Sexualidade
- Por uma Ética nas Relações – Aprender a Conviver em Comunidade
O ano de aniversário da Escola também será marcado pelo lançamento da primeira edição da Revista do Núcleo de Formação do Colégio João XXIII. Esse projeto tem o propósito de fomentar a pesquisa e a produção acadêmica docente por meio de edições anuais.
No mês de agosto, serão divulgadas mais informações, bem como o formato das submissões de trabalhos para a participação no Seminário Educação em Tempos de Reparação. Contamos com a participação e engajamento da nossa Equipe Docente e dos profissionais da Escola.
Grupo de Trabalho Seminário Educação em Tempos de Reparação – 60 anos:
Ana Carolina Ribeiro, Débora Castro, Fernanda Radajeski, Ianne Vieira, Márcia Gomes, Márcia Valiati, Melissa Abreu, Paula Poli e Raissa Antunes
Grupo de Trabalho Revista:
Ana Carolina Ribeiro, Bruno Oliveira, Hildair Camera, Ianne Vieira, Raquel Luz e Débora Mello
Direção Pedagógica do Colégio João XXIII