O mundo no Black Power de Tayó

A contadora de histórias, Fabiana Souza, apresenta às turmas dos primeiros anos do Colégio João XXIII a vida de uma criança que carregava o mundo nos cabelos.

Essa história é sobre uma menina chamada Tayó, que significa alegria. O nome africano é neutro e serve tanto para os meninos quanto para as meninas, e alguns acreditam que transmite felicidade e luz. A menina tem um black power esvoaçante e cheio de vida, por isso, o enfeita cada dia de uma maneira diferente, às vezes com flores, borboletas, ou tranças com fios de lã”, explica a contadora de histórias do João XXIII, Fabiana Souza, em diferentes atividades nas turmas de 1º ano do Núcleo Infantil.

Fabiana conta ainda que geralmente a escolha das histórias que serão “apresentadas” às crianças é feita em confluência com a proposta pedagógica de cada série/ano, por isso a sugestão do livro. Com capa colorida, linguagem informativa e lúdica, a autora Kiusam de Oliveira fala dos nuances da vida de Tayó, que mesmo pequena ainda precisa entender a potencialidade e o significado que é ter um cabelo black power.

O livro, de forma descontraída, aborda o período de escravização, a herança cultural do povo afro-brasileiro e a cosmovisão africana, com orixás e divindades. É um verdadeiro despertar da identidade cultural de uma criança negra. Com todos os atravessamentos que essa existência impõe a esse ser, que ainda está na descoberta de sua própria vida.

“Foi bem legal porque cada turma reage de uma forma diferente, eu consegui apresentar a história e as ilustrações também são lindas. Uma das crianças disse uma frase a partir de um questionamento meu, falando que Black Power era a gente poder ser quem a gente é, ele resumiu tudo. Também falei sobre autoestima e o movimento Black Power para as crianças”,

afirma Fabiana.

A contação de histórias resultou em diversas intervenções, como a ação das crianças que, entusiasmadas com a vida de Tayó, saíram nos corredores do Colégio com o punho levantado e um brado retumbante, falavam: “Black Power! Black Power! ”. Na turma do 1º ano B, os pequenos ainda fizeram desenhos da história, colorindo e enfeitando os cabelos de Tayó.

Confira abaixo as fotos dos desenhos feitos pelas crianças do 1°ano B:

Fotos: Ronaldo Adami

Total
0
Share
Rolar para cima