Projeto Troca-Troca de Livros do Colégio João XXIII vai até o dia 10 de março

O Troca-Troca de Livros do Colégio João XXIII é uma forma de incentivo ao consumo consciente, visto que oportuniza que as famílias troquem livros didáticos, paradidáticos e literários solicitados na lista de material do ano corrente, sendo organizado pela Equipe da Biblioteca Zilah Totta.

A mediação do Troca-Troca pela Biblioteca ocorrerá entre os dias 09/01 e 10/03.  A Biblioteca receberá os livros em sua sede e entrará em contato com os participantes por meio dos dados informados no formulário, para que as famílias recebam os materiais. De acordo com a Bibliotecária, Cyntia Silva Wessfll a proposta é a troca de 1 por 1, ou seja: doar 1 livro, fica propenso a receber 1 livro. No entanto, não é possível garantir que a família receba o(s) livro(s) desejado(s), já que depende de alguém doar e da ordem da lista de espera.

“O Troca-Troca de Livros é uma forma de incentivo ao consumo consciente e a vivência comunitária. A Biblioteca atua como mediadora/apoiadora deste processo, que acontece das férias até o início do ano letivo”, explica Cyntia. 

Confira o regulamento 

1 LIVROS POSSÍVEIS DE TROCA

1.1 Os livros aceitos para o Troca-Troca são aqueles que constam nas Listas de Materiais do Colégio para o ano letivo de 2023 – veja no Anexo os títulos que permaneceram de 2022 para 2023.

1.2 A doação dos livros é de inteira responsabilidade da família, que deve, antes de realizar a doação, observar atentamente a lista de material, tendo o cuidado de NÃO DOAR livros que poderão ser reutilizados pelo aluno, ou seja, livros que continuam na lista de material de um ano para outro, por exemplo: “Times Zones 2 e 3”.

1.3 Não serão recebidos como doação livros que estiverem danificados, sem capa, molhados, rasgados ou com outra forma de dano que inviabilize seu uso. Não são considerados danos, neste caso, o preenchimento de exercícios e a presença de etiquetas de identificação ou de anotações.

1.4 A lógica de troca é de um para um, ou seja, doa-se um livro para receber outro, caso haja disponibilidade, independentemente de o livro ser didático, paradidático ou literário. É importante ressaltar a possibilidade de não serem doados os livros que uma família deseja receber. A Biblioteca organiza a lista de doadores, mas não garante o recebimento dos livros pretendidos.

2 INSCRIÇÃO NA LISTA DE ESPERA

2.1 Para entrar na lista de espera do Troca-Troca, é necessário doar livros que constem nas Listas de Materiais do Colégio para o ano letivo de 2023.

2.2 No momento da doação, a família receberá um número de chegada e fornecerá as seguintes informações:

  1. Nome completo do responsável;
  2. Nome completo do aluno;
  3. Série/ano do aluno em 2023;
  4. E-mail para contato;
  5. Telefone; 
  6. Quais livros tem interesse em receber.

2.3 No momento da doação, a Equipe da Biblioteca anotará os dados dos livros doados e dos livros que o doador tem interesse em receber.

2.4 A lista de espera do Troca-Troca inicia com a divulgação deste Regulamento (em 06 de janeiro) e finaliza em 10 de março de 2023.

2.5 Para acompanhar a evolução da lista de espera, a família poderá entrar em contato através do telefone (51) 3235-5034 ou do e-mail biblioteca@joaoxxiii.com.

2.6 A família com mais de um aluno matriculado deve realizar uma inscrição diferente para cada aluno a fim de facilitar os registros, doando ao menos um livro por aluno.

3 ENTREGA DOS LIVROS ÀS FAMÍLIAS

3.1 Sempre que um livro for doado, a Equipe da Biblioteca percorrerá a lista de espera, na ordem de chegada, em busca da primeira família que esteja esperando por aquele título.

3.2 A Equipe da Biblioteca identificará o livro doado com os dados fornecidos pela família que deseja receber o livro.

3.3 Os livros identificados serão colocados em uma estante específica na Biblioteca, sendo o acesso restrito aos membros da Equipe da Biblioteca.

3.4 A Equipe da Biblioteca enviará um e-mail para as famílias informando sobre a disponibilidade dos livros e também fará o aviso via contato telefônico.

3.5 A família contatada terá um prazo de 7 (sete) dias após o envio do e-mail para buscar os livros.

3.6 As famílias devem buscar os livros de segunda a sexta-feira, conforme os dias e horários de funcionamento da Biblioteca a seguir:

  • 04/01 a 24/01: das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • 25/01 a 10/02: das 10h às 12h e das 13h às 17h;
  • 13/02 a 10/03: das 7h30min às 18h10min.

3.7 Ao receber os livros, a família assinará e datará o formulário de controle do Troca-Troca 2023.

4 NÃO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS

4.1 Caso a família não retire os livros dentro do prazo descrito acima, os livros serão encaminhados para o próximo doador da lista de espera automaticamente.

4.2 O doador que perder o prazo para a retirada dos livros será adicionado ao final da lista de espera novamente.

5 AVALIAÇÃO DE LIVROS RECEBIDOS

5.1 Os livros aparentemente em bom estado serão recebidos pela Equipe da Biblioteca e encaminhados às famílias de acordo com a lista de espera. Cada família terá autonomia para avaliar e decidir se ficará com os livros ou não.

5.2 Caso a família decida não receber os livros, por qualquer motivo, estes poderão ser repassados para a próxima família interessada.

5.3 A família que decidir não receber o livro poderá, caso deseje, permanecer aguardando o recebimento de outros livros, inclusive de outros exemplares do mesmo livro não aceito.

6 DISPOSIÇÕES FINAIS

As situações que não constam no Regulamento serão mediadas pela Biblioteca junto às Coordenações Pedagógicas e Equipe Diretiva do Colégio.

Veja abaixo a relação de livros do Troca-Troca:

Total
0
Share