Projetos Gerais de Escola

Feira do Livro – Planeta Literatura

No mundo, abril é o mês da Literatura Mundial, comemorado no dia 23. No João XXIII, é o mês do tradicional evento literário da Escola, o “Planeta Literatura”. Contação de histórias, conversa com autores, mostra de arte, performances teatrais e musicais fazem parte da programação. Nesse período o Colégio abre suas portas para famílias e ex-alunos.

Festival de Música

O “Festival de Música” do João XXIII é voltado para alunos a partir do 5º ano ao EM e ex-alunos. Realizado em uma noite de setembro, o evento – produzido por uma Comissão Organizadora composta pelos professores de Música e Coordenação Pedagógica -, é aberto para todos os gêneros e estilos musicais, contemplando tanto composições inéditas quanto reinterpretações. Músicos e profissionais da área são convidados a integrar a mesa julgadora que, junto com o público, ajuda a escolher os vencedores. O Festival de Música faz parte do projeto “Canta João”, que pretende fortalecer a expressão musical dos alunos, sensibilizá-los esteticamente, além de colaborar para o aprimoramento qualitativo da vida emocional de cada um.

Interséries

Os “Jogos Interséries”, realizados em outubro, são voltados para os alunos a partir do 5 º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Além de contribuir para a formação integral dos jovens, o evento esportivo estimula o convívio de estudantes de níveis diferentes, proporcionando uma competição saudável e prazerosa. Organizado pelas equipes de Educação Física, Pedagógica e Direção do Colégio João XXIII, os “Jogos Interséries”, em ano de Jogos Olímpicos, dá lugar para a Olimpíada da Escola.

João Solidário – criado pelo NJ e CA

Através do “João Solidário”, alunos auxiliados pelos professores promovem ações sociais tanto no entorno da Escola quanto fora dele. Criado em 2011, pela gestão do Conselho de Alunos (CA) da época, o projeto nasceu através de um concurso de ações solidárias. Desde 2012, o “João Solidário” se transformou numa atividade permanente, inserindo no cotidiano dos estudantes mais um espaço para o exercício da cidadania e de resgate dos valores humanitários.

Línguas Adicionais

Um mundo com menos fronteiras físicas e políticas têm facilitado a interação entre os povos. No entanto, essa interação exige competências e habilidades que vão além da linguística. Pensando nisso, o João XXIII criou o projeto “Línguas Adicionais”, que também desenvolve potencialidades como a sociabilidade e a postura investigativa dos alunos. Entre as mudanças está o aumento da carga-horária das aulas de Língua Inglesa dos 1ºs aos 4ºs anos do E.F. Além disso, tanto na Língua Inglesa quanto na Língua Espanhola, as aulas são desenvolvidas a partir de projetos que ampliam os conhecimentos de mundo e a participação dos alunos em vivências significativas.

Mostra Cultural

Já tradicional na Escola, a “Mostra Cultural” concentra, num sábado de novembro, trabalhos produzidos ao longo do ano, em diversas áreas do conhecimento, e em todas as etapas escolares. De cunho científico e cultural, o evento também tem caráter social, porque reúne famílias e todos os profissionais da Escola. Trabalhos apresentados em feiras e mostras científicas, fora do João XXIII, também fazem parte da programação.

Mostra de Curtas – João XXIII Uma Escola de Cinema

Realizada desde 2001, a “Mostra de Curtas: Colégio João XXIII Uma Escola de Cinema” é pioneira entre os Colégios e é um dos projetos mais queridos pelos alunos. Baseados em contos literários e nas leituras obrigatórias da UFRGS, estudantes da 1ª série do EM criam produções audiovisuais. O trabalho, que envolve as disciplinas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Arte I, estimula os alunos a atuar em equipe, unindo as linguagens literária e visual.

O Mundo Passado a Limpo

Criado no Colégio João XXIII em 2010, o “Mundo passado a limpo” é fruto do olhar atento da Escola para a questão do meio ambiente. A iniciativa, que envolve ações didáticas e administrativas ligadas ao tema – como o uso de squeeze em sala de aula ao invés de copos descartáveis, papa pilhas, cisternas e a mudança das válvulas das descargas por modelos que economizam água -, pretende desenvolver e incentivar a consciência ecológica e sustentável da comunidade escolar.

Projeto de Xadrez

O “Torneio de Xadrez” do Colégio João XXIII, realizado desde 2014, é fruto do projeto “Dúvida e Razão do Xadrez”. Inspirado em Descartes, o pai da Matemática e Filosofia modernas, o campeonato começou com alunos do 8º ano e Ensino Médio, mas logo agregou outras etapas escolares. Desenvolver habilidades que vão além do raciocínio lógico, como concentração, criatividade, elaboração de estratégias e tomada de decisão.

Projeto completo:

Projeto Liderança

Despertar a consciência cidadã dos alunos, oportunizando momentos para o desenvolvimento da postura ética, participativa e responsável do aluno são objetivos do “Projeto Liderança”, realizado desde a Educação Infantil por meio de atividades lúdicas. Nos Ensinos Fundamental e Médio, o projeto ganha desdobramentos, que acompanham e respeitam a maturidade dos alunos. Para a Escola, o importante é proporcionar uma educação voltada para as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, sempre respeitando e valorizando a questão da cidadania.

Seminário de Ciências Humanas

Desenvolvido na disciplina de Filosofia, o evento iniciou em 2009, como “Seminário de Filosofia”. De tão envolvente, a proposta logo passou a ser uma atividade interdisciplinar, recebendo o nome de “Seminário de Ciências Humanas”. É mais uma forma que os alunos do Ensino Médio têm de estudarem, analisarem e refletirem sobre assuntos polêmicos da contemporaneidade, sinalizando percepções e sentimentos.

Rolar para cima