As duas equipes que estão na fase final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) seguem se reunindo semanalmente em preparação para a grande final, que será realizada no dia 26/08, em Campinas (SP), ao lado de 340 equipes classificadas em todo o Brasil. As organizadoras da Olimpíada apresentaram um mapa mostrando que seis equipes são do Rio Grande do Sul, duas delas representadas por estudantes do Colégio João XXIII. A dinâmica da prova é diferenciada das demais Olimpíadas de Conhecimento, aplicadas nacionalmente.
Apresentação no Conselho Deliberante
Na terça-feira (11/07), no início da reunião do Conselho Deliberante, a Professora de História Patrícia Dyonisio contou aos conselheiros e demais membros da comunidade escolar que duas equipes de estudantes do Colégio João XXIII estão na fase final da Olimpíada em História do Brasil. Este é o 4º ano em que o João leva representantes à final, sendo três vezes, incluindo este ano, com uma equipe em primeiro lugar no RS. Devido à colocação na classificação geral, esta equipe e a professora ganharam passagens aéreas para SP. Uma das equipes é constituída por estudantes do Ensino Médio e a outra tem duas estudantes do EM e uma do 9º ano (veja os nomes dos estudantes no final da matéria). O pix do Financeiro do Colégio está sendo disponibilizado para apoiar os custos de passagens, deslocamento e alimentação da outra equipe. Qualquer contribuição é bem-vinda. O pix para a doação é financeiro@joaoxxiii.com (enviar comprovante para o WhatsApp do Financeiro: 99702-6359).
A Professora Patrícia estava acompanhada de duas estudantes que estão na equipe classificada em primeiro lugar. Ao tomar a palavra, a estudante do Terceirão Larissa Neumann, que participa desde 2019 da OHNB e esteve em outras duas finais, falou sobre a oportunidade de viver essa experiência enriquecedora: “É um investimento em educação. É incrível ver como as pessoas que vão para a prova se envolvem e como gostam disso. Foram seis semanas online, pesquisando, produzindo texto, escrevendo 15 slides sobre povos indígenas em pleno feriado. E conseguimos o 1º lugar no Estado”.
“É importante para a nossa trajetória enquanto estudante ir a Campinas, é uma grande realização. Nos inscrevemos torcendo por este momento. A ficha ainda nem caiu, só quando chegarmos lá. Que possamos chegar lá com acesso, desfrutando tudo que a Olimpíada proporciona”, frisou Manuela Fontana, fazendo um apelo a fim de que a comunidade escolar se engaje nas doações para angariar fundos para a viagem. Esta é a terceira vez que Manuela participa da Olimpíada em História.
Pelos conteúdos apresentados até o momento, a professora aposta que a final provavelmente terá como tema os povos indígenas. Nesta fase do estudo, o foco está na construção de textos coletivos, já que em Campinas os estudantes terão 3h para a realização da prova nas equipes, sem a presença da professora. “Enquanto eles fazem a prova, vou assistir a uma palestra lá na Unicamp. Ressaltamos a todos que levamos conosco o nome do Colégio João XXIII. Estar lá é uma experiência única, são inúmeros aprendizados”, finalizou Patrícia.
Conheça os estudantes finalistas da ONHB e suas equipes:
Equipe 1: Reconvexos – 1º lugar na classificação do Rio Grande do Sul
Equipe 2: Pindoráma Awqaquna