“Tecemos Juntos” é o tema do Seminário de Acolhimento dos Profissionais da Escola em 2023

A tarde de segunda-feira, 15/02, registrou, além da alta temperatura, o calor do reencontro em longos abraços pelo retorno da Equipe Pedagógica ao João. Todos os profissionais da Escola se reuniram no Gazebo Bougainville e receberam de presente uma nova camiseta da campanha “Elos que fortalecem, experiências que transformam”, na cor rosa, produzida pela Equipe de Comunicação do Colégio. O advogado e músico Alexandre da Silva, que veio voluntariamente, descontraiu e alegrou o ambiente ao som do jazz. Nas mesas enfeitadas com vasinhos de flores, brigadeiros adoçavam o boas-vindas de volta à Escola.

O retorno também marcou a apresentação oficial da nova Direção Pedagógica, com a Diretora, Paula Poli, e a Vice-Diretora, Cida Hilzendeger, falando sobre o Plano Pedagógico de gestão 2023-2026. Após uma menção em agradecimento pela passagem das ex-Diretoras, Márcia Valiatti e Rosane Rodriguez, elas explicaram os 10 pontos norteadores da gestão compartilhada que farão nos próximos quatro anos. São eles: Diagnóstico Institucional; Sustentabilidade; Aniversário da Escola – 60 anos; Saúde no ambiente escolar; Formação Continuada; Voluntariado; Ética nas relações; Pedagogia e Possibilidades; Relações Humanas e Estrutura. 

Ciente da responsabilidade com o novo cargo, Paula destacou que foi a partir de uma frase dita por uma das fundadoras do Colégio João XXIII, Zilah Totta, que se sentiu motivada a assumir o desafio: “A docência é fundamental. Todo professor deve iniciar sua vida profissional na sala de aula. Esta é a grande experiência. Momento em que (o professor) se põe a serviço de algo que acreditou e, por isso, se fez professor. O contato com aluno é uma das experiências mais gratificantes que se pode ter na vida. Para administrar uma escola (o professor) tem que, antes, ter vivenciado a sala de aula”. 

Cida reafirmou o compromisso da Escola na continuidade da educação antirracista e na aproximação com o Coletivo Antirracista do Colégio João XXIII, especialmente, em 2023, com a chegada das 19 novas famílias contempladas pelo Projeto João de Todas as Cores. 

Elas contextualizaram a imagem que serviu de inspiração para a temática do encontro “Tecemos Juntos”, que trazia o desenho de uma estudante da Eslovênia que venceu o concurso internacional Plakat Miru. “O meu desenho representa a terra que nos conecta e nos une. Os humanos tecem juntos. Se um desiste, outros caem. Estamos todos ligados ao nosso planeta e uns aos outros, mas infelizmente temos pouco conhecimento disso. Estamos tecidos um no outro. Outros tecem ao meu lado a minha própria história; e eu teço a deles”, declarou a estudante de 13 anos.

Para fortalecer os elos entre os profissionais, as Diretoras propuseram uma dinâmica: falar sobre o funcionamento da Escola enquanto 10 grupos, compostos por profissionais de diferentes setores, teciam em um tear, produzido manualmente pelo estagiário do LAB23, Daimar Oliveira.

Ao final do encontro, cada grupo apresentou os trabalhos e falou sobre a experiência. Na semana que antecede o retorno às atividades escolares, os professores e profissionais do apoio pedagógico participam do seminário, que promove dinâmicas, trocas e capacitação, trazendo temas relevantes para o decorrer do ano. Na quarta, 16, e quinta-feira, 17, as famílias da CBB ao 5º ano vieram ao Colégio para a entrevista com as professoras. 

Pular para o conteúdo