Edição foi marcada por roda de samba e arrecadação de fundos para o Renova Campão.
Por Wesley Quevedo

No último sábado, 22 de agosto, comemoramos mais um aniversário do nosso Colégio, 62 anos de muitas histórias, lembranças e valores que são passados de geração em geração.
Em um sábado frio, mas com um sol radiante, cantamos parabéns para essa Escola que recebe e acolhe tantas pessoas todos os dias.
“Hoje é o dia de celebrar o João XXIII, mas também de lembrar de onde viemos e das pessoas que tiveram a coragem de imaginar essa escola antes de nós”, conta Paula Poli, Diretora Pedagógica, em sua fala de abertura.
A nossa comunidade chegou tímida e, logo, foi tomando conta do pátio, onde acontecia uma roda de samba do 1º ano, projeto com familiares e funcionários, comandada pelos professores de Música e Educação Física, Bob e Serginho. De canções como “Alguém Me Avisou”, de Dona Ivone Lara, até “Tá Escrito”, do Grupo Revelação, a música foi tomando conta do espaço e aproximando ainda mais a nossa comunidade.
Um dos momentos mais esperados das comemorações de aniversário é a tradicional Feijoada, quando nossas crianças e jovens, famílias e funcionários se reúnem não apenas para almoçar, mas também para relembrar histórias, conversar e celebrar juntos. É um momento que reforça o espírito comunitário do Colégio, marcado pela convivência, pelo respeito e pela liberdade de ser e estar em comunidade.
O Terceirão e o GEJ participaram da festa com suas tradicionais barraquinhas e Feira de Talentos com doces, salgados e artesanatos. Camisetas, botons e criações artísticas dos alunos foram vendidas na barraca dos profissionais, todo valor arrecado foi destinado para campanha do Renova Campão. Continuamos juntos e juntas, fortalecendo essa iniciativa e contribuindo para esse espaço que faz parte do cotidiano e da história da comunidade escolar. O espaço também contou com a venda da camiseta da campanha da corrida pela vida, do Instituto de Câncer Infantil.




Em cima do palco, a Presidente da Diretoria Executiva, Daniela Corezola, reforça o espírito comunitário, a importância de estarmos todos juntos e de fazer parte do mesmo ambiente dos alunos: “…então sintam-se convidados, às vezes, a participar mais, às vezes, a participar menos, estejam convidados pra fazer parte deste aniversário, como alguém que pode e deve estar tão próximo, na medida do possível, de cada um, porque é isso que nós pais fizemos, na DE, no Conselho e nas Comissões”.




Comemoração em dose dupla
Durante a festa, podemos acompanhar uma apresentação da escola de teatro “A_Barca”, que completou 30 anos. Uma parada obrigatória e necessária para todos que estavam na Escola, uma peça de 15 minutos, apresentada pelos alunos, encenando como tudo começou, há 62 anos, com Zilah Totta.
A apresentação também trouxe para o palco um pouco da história e da identidade do João XXIII, mostrando, por meio do teatro, como a arte é capaz de preservar memórias, contar histórias e aproximar diferentes gerações da comunidade escolar. Em poucos minutos, os alunos revisitaram o início dessa trajetória e ajudaram a transformar a celebração dos 62 anos em um encontro entre passado, presente e futuro.

Entre sambas, encontros, abraços e muita alegria, celebramos não apenas os 62 anos do João XXIII, mas também a força de uma comunidade que faz parte dessa história e ajuda a construir, todos os dias, o que somos. Foi um momento de celebrar nossas raízes, reencontrar pessoas e lembrar que o João é feito, acima de tudo, de gente, de encontros e de histórias compartilhadas.






