Concurso de Desenho do GEJ, RepertoriON e “Sobre Nós”

Grêmio Estudantil divulga seus projetos à Comunidade do João.

O mês de maio foi repleto de iniciativas para os jovens promovidas pelo Grêmio Estudantil (GEJ) do Colégio João XXIII, e isso já anuncia como será o mês de junho. O projeto “Sobre nós” provoca os estudantes a reforçar o legado de responsabilidade comunitária, que apoia mulheres em situação de insegurança alimentar e com falta de acessibilidade aos absorventes no período menstrual. O GEJ também propõe as inscrições para Concurso de Desenho, até 01/06, e o RepertoriON, que pretende aprimorar o repertório cultural dos estudantes.

Segundo o estudante e presidente do GEJ, Vitor Zanon, nesse momento muito acentuado da Pandemia, o GEJ tem se concentrado, cada vez mais, em colocar tanto um lazer quanto um “propósito” nas iniciativas.

A gente sabe que, numa situação como a atual, a vontade de se distanciar da realidade através do entretenimento é tão grande quanto a necessidade de refletir sobre perspectivas fora da nossa realidade. E, considerando o panorama geral do João, a gente também sabe que, como constituintes de um grupo que, ainda bem, não se prejudica tão gravemente com a Pandemia, temos um dever a cumprir dentro da sociedade, um dever além dos muros do João. Esse foi o nosso “norte” para os nosso principais projetos desse mês: a parceria com o Sobre Nós, iniciativa voltada para combater a pobreza menstrual no Brasil, assim como os seus efeitos; o Concurso de Desenho, que busca o lazer através do incentivo e a valorização das produções artísticas visuais na escola; e o RepertoriON, que, na medida em que se baseia na construção de repertório através de uma roda de debate, sintetiza perfeitamente os nossos objetivos desse mês”, salienta.

O Concurso de Desenho do GEJ encerra suas inscrições dia 01 de junho (às 23h59), na próxima terça-feira, e o tema dessa edição é inspirado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em “O Clássico da Minha Vida”, onde os jovens terão que escolher uma obra artística, pode ser música, livro, filme etc, para criar um desenho. O regulamento do concurso está no João 24h, e a votação para escolha será realizada por júri popular no Instagram do GEJ: @gej_chapaz.

No projeto “Sobre nós”, os estudantes convidam a comunidade a se unir ao GEJ e contribuir no combate à pobreza menstrual. Na última sexta-feira, 28/05, foi o dia escolhido para receber doações, cuja data também marca o Dia da Visibilidade Menstrual. O “Sobre Nós” está organizando para que as doações sejam destinadas às mulheres gaúchas que se encontram nessa situação.

Segundo os integrantes do Grêmio, o RepertoriOn irá acontecer na terça-feira, 08/06, para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com a proposta de já na primeira edição, aprimorar o repertório cultural dos estudantes, com temáticas mensais. O tema de junho é o álbum “Construção” de Chico Buarque, que é leitura obrigatória do vestibular da UFRGS. A professora do Instituto de Artes da UFRGS, Caroline Abreu, irá mediar o encontro.

Sobre Nós:

Siga @sobrenos_poa no instagram, ou faça um pix e apoie essa iniciativa.

PIX: (51)98050-5328 Saiba mais em: https://abacashi.com/p/contra-a-pobreza-menstrual

Total
0
Share
Rolar para cima