Que música é essa?

Atividade de linguagens artísticas diverte estudantes durante a Jornada Literária 2021

As turmas de 6º e 7º anos participaram de uma atividade imersiva no universo das linguagens artísticas, o desafio Que música é essa? foi ministrado pela professora de Arte Cênica, Daniela Dutra e o professor de Artes, Caju Love, na sexta-feira, (30/04). O jogo integra a programação da Jornada Literária do Colégio João XXIII.

Daniela Dutra começou a atividade contextualizando a proposta e apresentando as orientações para a “grande brincadeira”. Os estudantes foram separados em grupos e deveriam escolher qual deles seria o representante, que mandaria a resposta no bate-papo privado de um dos docentes. As músicas foram retratadas através de desenhos e encenação artística, com uma proposta parecida com o jogo Imagem e Ação.

A primeira música escolhida era Aquarela, de Toquinho, que foi desenhada pelo professor Caju de forma impecável. Sem som, apenas com as ilustrações, a turma tinha que descobrir qual música estava sendo retratada no papel. Quando o desenho foi finalizado, os estudantes foram separados em grupos novamente e debateram qual seria a música; já com as respostas, todos retornaram para a sala principal e deram os seus palpites. Todos os grupos acertaram a música!

A próxima proposta foi a música Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, que foi encenada pela professora Daniela, em uma performance contagiante. Novamente sem som, os estudantes tinham que descobrir o que a professora estava querendo retratar através dos movimentos. Ao final da apresentação, os estudantes reuniram-se para debater e desvendar o mistério. Dessa vez, foi desafio mesmo e nenhum dos grupos chegou lá!

Maluco Beleza, de Raul Seixas, também foi ilustrada por Caju, foi mais uma bem desafiante. Porém, quando os professores “soltaram o som”, diversas pessoas começaram a reconhecer.
A mesma proposta foi vivenciada nas turmas de 1ª série do Ensino Médio, que desde o início do ano de 2021 vivem a oportunidade curricular de experienciar uma aula compartilhada de Arte e Arte Cênica.

A vivência na Jornada Literária, em múltiplas linguagens e com docentes trabalhando em parceria, diz muito da proposta pedagógica do Colégio João XXIII. O desafio de descobrir “Qual é a música?” oportunizou por meio da diversão e da brincadeira uma experiência artística que transcende os limites das “telas”.

Total
0
Share
Rolar para cima