No dia 19 de agosto de 2025, ocorreu a reunião Extraordinária do Conselho Deliberante (CD) com dois pontos de pauta.
No primeiro, foi apresentado o relato relacionado aos 2 anos de existência da Comissão Antirracista e sua organização para o futuro. A criação da Comissão tornou-se institucional no Colégio, dando cada vez mais espaço orgânico a questão racial e a luta antirracista. Em 2020, foi criado o Coletivo. Entretanto, este tema já integrava nossas ações pedagógicas. Ao constituir a Comissão, de participação plural, e ações como o Projeto João de Todas as Cores, a luta antirracista tomou outro patamar.
O link abaixo contém o material apresentado, demonstrando a grandeza desta atividade de uma forma muito precisa, evidenciando a necessidade desta luta.
O segundo e último ponto refere-se à Jornada João XXIII 2030. A Diretoria Executiva (DE) apresentou proposta de organização do evento a partir do debate das reuniões anteriores. A Jornada deve ser considerada como um espaço organizado e com método, para debater e formalizar processos que seguirão e/ou ações mais imediatas. No espaço CD, dois eixos são essenciais: Estrutura/Gestão e Participação/Sustentabilidade.
Para encaminhar a Jornada, foram criados 4 Grupos de Trabalhos (GTs), reforçando que o de Infraestrutura já existe.
GT de Fidelização: a pergunta básica para o GT é “Quais as ações e em que áreas são necessárias aumentar o pertencimento de estudantes e famílias, com a consequente fidelização?”.
GT de Captação: estruturar a Campanha de Matrículas, pensando desde o público-alvo João XXIII, envolvendo linha de comunicação. Parametrizar regras para os descontos que venham a ser utilizados.
GT de Sustentabilidade Ambiental: As ações de Sustentabilidade Ambiental são fundamentais e estruturantes nas condições atuais do mundo. Pensar sobre os impactos na nossa estrutura e ambientes físicos e remodelações. Construir um conhecimento para disputar captação de recursos externos para o que fazemos no tema.
GT Escola Comunitária: por fim, após 61 anos, como deve ser uma escola comunitária no século XXI diante de uma avalanche tecnológica, que altera formas e sentimentos associativos. O debate é amplo e longo.
Os GTs são abertos e plurais, com tempo diferenciado para produção de propostas. O link abaixo apresenta a proposta geral. Na reunião, já foram feitas as primeiras inscrições.
Em breve, o material específico sobre a Jornada irá circular. Para dúvidas e participação, procure a Secretaria na Fundação através do e-mail secretaria.fundacao@joaoXXIII.com ou pelo WhastApp (51) 99183-9717