Equipe Técnica apresenta Novo Ensino Médio para Conselho Deliberante

Na terça-feira (31/08), o Conselho Deliberante da Fundação Educacional João XXIII realizou reunião, de forma on-line, em assembleia ordinária. Na ocasião, o Comitê de Inovação e Qualidade do Ensino-Aprendizagem apresentou o andamento das ações que propõe; houve a  recomposição do COE-E Local, com a designação de nova representante do Conselho Deliberante (Núcleo da Juventude); a Diretora Financeira e a Gerente Administrativo-Financeira apresentaram um panorama dos programas de descontos Solidário e Emergencial; e a equipe pedagógica apresentou as projeções para a implementação do Novo Ensino Médio no Colégio João XXIII.

O evento contou com a participação de 71 pessoas entre conselheiros, representantes das Diretorias, equipes técnicas dos núcleos da Juventude e Infância, profissionais de diversos setores do Colégio João XXIII, estudantes e famílias da Comunidade Escolar.

A Presidente da Fundação, Aline Carraro Portanova, abriu a reunião e, após, passou a palavra à professora da Educação Infantil, Ana Paula Stoll, a auxiliar de Informática, Ana Carolina Ribeiro e ao professor de Física do Ensino Médio, Jeferson Barp, que apresentaram as ideias do Comitê de Inovação e Qualidade do Ensino-Aprendizagem para a elaboração do laboratório “Maker”. O projeto visa ressignificar espaços físicos relacionados a experiências educativas, como o Laboratório de Informática – NIEJ, e transformá-lo em um espaço real e inovador de aprendizagem.

Esse é um projeto que vai ter que ser feito em etapas, não tem como fazer tudo junto e talvez nem faça sentido. É importante que seja construído junto com os estudantes, para que a comunidade aprenda a valorizar e cuidar desse espaço, que vai ter muito material e é importante que ele seja bem conservado”, salienta Stella Farias, membro do Grêmio Estudantil (GEJ) e do Comitê.

Na reunião também foi homologada a recomposição do Centro de Operações de Emergência Escolar Local (COE – E Local), com a designação da conselheira Renata Oliveira (7E) como nova representante do Conselho Deliberante (Núcleo da Juventude). Para mais detalhes sobre a composição e atribuições do COE- E Local, acesse: https://joaoxxiii.com/coe-local/ .

Após, dando sequência ao encontro, a Gerente Administrativo-financeira, Adriana Goytacaz, e a Diretora Financeira, Danielle Barcos Nunes, apresentaram um panorama do Programa Desconto Solidário, com informações sobre as novas matrículas, e do Programa Desconto Emergencial, que segue vigente até o fim de 2021.

A gente traz o panorama do impacto financeiro que havíamos projetado e informamos que, com as projeções realizadas, será utilizado o valor de 95 mil, até o final do ano”, para as famílias já contempladas pelo Desconto Emergencial. Com relação ao Desconto Solidário – aprovado pelo Conselho Deliberante para 2021/2022, e que está com inscrições abertas – “até o momento temos 20 estudantes contemplados e sete que aguardam a análise da documentação”, constata Adriana Goytacaz.

Ao final do encontro, a Direção Pedagógica apresentou como foi o início do segundo semestre no Colégio, algumas marcas importantes do mês de agosto, como os projetos inspirados nos 57 anos do João XXIII e o que se projeta para os próximos meses, bem como as projeções de implementação do Novo Ensino Médio no Núcleo da Juventude.

Temos que construir um Novo Ensino médio, um Currículo para jovens. Precisamos construir o novo, numa pandemia onde novos e inéditos são diários, acontece de minuto a minuto. Então, precisamos dizer para vocês de uma história com muitos desafios, com acertos, erros, dificuldades, encontros, desencontros, mas de uma equipe que vem trabalhando nesses dois anos, desde que iniciamos nesse caminho”, salienta a Coordenadora Pedagógica do Núcleo da Juventude, Ianne Vieira.

As mudanças do Novo Ensino Médio são: carga horária com implementação gradativa; organização curricular; composição de itinerários formativos – disciplinas tradicionais são ressignificadas em componentes curriculares por área de conhecimento; temas contemporâneos como macro e micro temas; unidades curriculares cujo objetivo é desenvolver competências específicas (laboratórios, oficinas, clubes, observatórios, incubadoras, núcleos de estudos, núcleos de criação artística); avaliação com foco no desenvolvimento de habilidades e competências; projetos de vida e aulas online.

As assembleias/reuniões do Conselho são abertas à comunidade e realizadas de forma ordinária na última terça-feira do mês, com início às 19h.

Total
0
Share
Rolar para cima