GEJ promove a Feira do Futuro

Estudantes do Grêmio Estudantil do João organizam feira que aborda intercâmbio e graduação no exterior para as 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

“Até onde a produção de conhecimento pode nos levar?”, responder essa pergunta é um dos principais objetivos da primeira Edição da Feira do Futuro do Colégio João XXIII, promovido pelo Grêmio Estudantil (GEJ), na próxima terça-feira, 25/05 e sexta-feira, 28/05. A atividade envolve os jovens de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio em um conjunto de palestras que proporcionam maior contato com as possibilidades de um futuro acadêmico.

Segundo o estudante e presidente do GEJ, Vitor Zanon, as temáticas propostas para a Feira do Futuro valorizam o estudante brasileiro no contexto mundial. “É muito comum pensarmos que os estudantes do Brasil, assim como o conhecimento que provém das escolas e universidades brasileiras no geral, têm pouco potencial. Mas não é assim. Com a Feira, queremos mostrar para os estudantes que eles possuem uma alta relevância e que, se for da vontade deles, eles podem viajar o mundo inteiro com o conhecimento que possuem”, salienta.

Ainda segundo o GEJ, a proposta da primeira edição é focar na graduação no exterior e no intercâmbio, porque muitos programas estão com inscrições abertas, o que possibilitaria aos estudantes se prepararem ainda este ano. Em 2021, os estudantes estão projetando mais duas edições da feira, a segunda edição seria sobre os métodos e organização para os estudos, preparação física e psicológica para as provas de vestibular e ENEM, e a terceira sobre o mercado de trabalho e os cursos de graduação, pensando nas profissões que os estudantes do Colégio visam exercer, a antiga Feira das Profissões.  

A feira visa abordar absolutamente tudo que esteja relacionado com o futuro acadêmico dos participantes, por isso chama-se Feira do Futuro. “Vemos que uma maioria esmagadora dos estudantes busca a tão sonhada graduação em uma universidade federal brasileira ou conhece apenas programas de intercâmbio para os Estados Unidos e a Austrália, sendo eles geralmente caros. Queremos mostrar para os estudantes que há um leque de possibilidades muito maior do que comumente conhecemos, mas sem deixar de contemplar as possibilidades tradicionais”, constata o presidente do órgão representativo dos estudantes, Vitor Zanon.

Programação:

O GEJ preparou uma programação com convidados de ambos os temas que falassem de experiências acessíveis, ou seja, que estivessem de acordo com as condições financeiras de todos os/as estudantes do Colégio João XXIII. Os convidados são desde ex-alunos até representantes de organizações não-governamentais, representando oportunidades do mundo todo. Pais, professores e demais integrantes da comunidade escolar também são bem-vindos no evento.

  • Na terça-feira (25/05) às 8h30 min – 1ª e 2ª Séries do E.M

Intercâmbio – Experiências e Oportunidades

Palestrantes confirmados:  Danila Baravalle, representante da International Cultural Youth Exchange –  ICYE; Carolina Nocchi, intercambista da América Latina, Uruguai; Joana Vilas Boas, intercambista da Oceania, Nova Zelândia; Gabriel Pedroso do Summer Programs, de Yale University; Ilo Domingues, da America do Norte, Canadá; e, Isabela Yosginaga estudante da América do Norte, Canadá.

  • Na sexta-feira (28/05) às 8h30 min – 3ª Série do E.M

Graduação no Exterior

Palestrantes confirmados: Maria Clara Lisbôa, participante do processo seletivo dos Estados Unidos – Northwestern University; Klaus Ritter, que faz graduação em Portugal, através do ENEM – Europa; e, Ariani Redmershi, que faz medicina na Universidad de Buenos Aires (UBA) – America Latina.

Além dos palestrantes confirmados a Feira do Futuro conta ainda com participações surpresa, sabia mais detalhes no Instagram do GEJ: https://www.instagram.com/gej_chapaz/

Total
0
Share
Rolar para cima