Nos embalos das aulas on-line

Everson Borges, da Toque Musical, parceira do Colégio XXIII há mais de 20 anos, fala sobre os desafios das aulas de educação musical on-line e do retorno ao presencial.

Há mais de 20 anos, a Toque Musical propõe o ensino da música para as famílias da comunidade escolar do João XXIII. São pais, mães, filhos e filhas, profissionais de diferentes seguimentos e diretores/as da Fundação Educacional João XXIII, que embarcam na jornada de aprender as nuances da atmosfera musical, com ritmos, partituras, canto e a prática instrumental.

Segundo o dirigente da escola de música, Everson Borges, a história da Toque Musical se entrelaça com a própria história do Colégio, que juntos construíram relações e conexões intrafamiliares, onde muitos membros da família fazem aulas com os professores da escola. A proximidade é tanta que os professores de música estabelecem laços com os alunos e alunas, que ultrapassam as poucas horas semanais da prática musical.

Em 2001, a gente veio pra cá, no mês de maio fizemos 20 anos. Eu sou músico desde 1991, já havia dado aula em várias escolas em Porto Alegre. Então a Toque começou dando aula nas salas de aula, depois fomos para a casinha dos escoteiros, lá em cima, isso foi em 2004. Hoje, com a pandemia, cada professor tem dado aula na sua casa e muitos estudantes estão com instrumentos da Toque em casa, pois as aulas estão on-line“, comenta Everson. Com a retomada das atividades presenciais, a Toque Musical pretende também ofertar aulas nesse formato.

No início da Toque Musical, os alunos e alunas tinham aulas de violão, guitarra, baixo, teclado, logo em seguida já iniciaram as aulas de bateria. Em 2007, a escola de música contratou o professor Iuri Sanson, de canto, que deu aulas até 2018. Hoje, alguns professores que passaram pela Toque dão aulas pelo mundo, como é o caso do professor Eduardo Baldo, em Los Angeles, e do professor Iuri Sanson, que está em Portugal. Atualmente, a escola apresenta dez modalidades de instrumentos, com aulas de violão, guitarra, baixo, ukulele, teclado, piano, bateria, Cajon, musicalização infantil e canto.

Os alunos/alunas da Toque Musical são em torno de 10% dos estudantes do Colégio João XXIII, mas, desde 2020, os números oscilam, devido aos desafios das aulas de música também estarem na modalidade on-line. Quanto a isso, Everson acredita que o que realmente faz com que esse vínculo professor-aluno tenha estreitado ainda mais os laços é o fato de os alunos gostarem muito dos professores e vice-versa. Todos fazem parte da grande família que é o João.

O músico afirma ainda que, com o período de excepcionalidade causado pela pandemia, a música é uma verdadeira válvula de escape para os alunos/alunas e para as famílias como um todo. E que o ensino da educação musical também sofreu os reflexos da virtualidade e das aulas síncronas, porque “tudo está on-line“.

A Toque Musical oferta aulas on-line e presencial com horários a combinar.

Telefone/WhatsApp – 9 8162-1819

E-mail – [email protected]

Instagram – @toque20anos

Confira imagens de estudantes em apresentações da Toque Musical:

Total
0
Share
Rolar para cima