O Colégio João XXIII informa que, na manhã do dia 27 de junho e no dia seguinte, estavam planejadas palestras do Programa “Papo de Responsa”, protagonizado pela Polícia Civil do Estado.
Ocorre que, de maneira não dialogada, houve mudança na abordagem dada à temática, numa perspectiva punitiva ao invés de educativa, que não condiz com a proposta pedagógica do Colégio. Além de inadequada, a condução da palestra foi ofensiva, intimidatória e ameaçadora com a Orientadora Educacional do Ensino Médio e os/as estudantes presentes no evento.
O Colégio está tomando as medidas apropriadas e oferecendo suporte aos/às estudantes e à profissional que foram constrangidos e desrespeitados. Honramos a conduta da Orientadora que acolheu o grupo de estudantes e interveio, pontualmente, no sentido de suspender situações sucessivas de desrespeito aos/às jovens e aos/às profissionais, defendendo os princípios de nossa Escola.
Diante do ocorrido, o Chefe da Polícia Civil do RS, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, pediu desculpas publicamente aos nossos estudantes e à comunidade escolar. Em consonância com a necessidade de apuração do caso, o Colégio formalizou denúncia na Corregedoria da Polícia Civil.
Repudiamos a declaração dada pela palestrante na tarde desta quinta-feira, à rádio Guaíba, por apresentar uma narrativa inverídica e, novamente, atacar a profissional da Escola. A Instituição confia que a Corregedoria da Polícia Civil, ciente do ocorrido, conduzirá de maneira rigorosa a apuração dos fatos.
Por fim, afirmamos que, em sua história e em seus princípios filosóficos e pedagógicos, o Colégio João XXIII se caracteriza por uma proposta humanista, democrática e comunitária. Acreditamos na educação como base para a construção de uma sociedade alicerçada na humanização das relações e na justiça social. Fortalecida nesses princípios, nossa comunidade educativa está mobilizada e não medirá esforços para garantir a segurança e a integridade de seus/suas estudantes e profissionais.
Diretorias Executiva, Pedagógica e Equipe Técnica