Nota de Repúdio do Conselho Deliberante

O Conselho Deliberante do Colégio João XXIII vem, por meio desta, expressar seu mais profundo repúdio aos fatos ocorridos durante a palestra do Programa “Papo de Responsa”, promovido pela Polícia Civil do Estado do RS, realizada nesta terça-feira, dia 27 de junho, nas dependências do Colégio.

Durante as reuniões de organização da Equipe Técnica com representantes do Programa, foram estabelecidos os temas a serem abordados, levando em consideração a dimensão pedagógica dessas conversas junto aos estudantes. No entanto, para nossa surpresa e consternação, a abordagem dada à temática durante a palestra, pela delegada que se apresentou na instituição em substituição a outra que não pode comparecer, foi completamente contrária à proposta pedagógica da nossa escola.

A policial portou-se de maneira agressiva e intimidadora com estudantes presentes e especialmente com a Orientadora Educacional do Ensino Médio. Tais ações são inaceitáveis e vão contra os princípios de respeito, diálogo e segurança que orientam o Colégio João XXIII.

Apoiamos a Direção da Fundação e a Diretoria Pedagógica na decisão de tomar as medidas legais cabíveis para responsabilizar os envolvidos nesse acontecimento lamentável. Reiteramos o compromisso em oferecer todo o suporte necessário aos estudantes e à profissional que foram constrangidos, intimidados e desrespeitados.

Repudiamos veementemente qualquer forma de violência, discriminação e autoritarismo, principalmente no ambiente escolar, que deve ser um espaço seguro e acolhedor para todos.

Estamos comprometidos em manter a integridade física e emocional de estudantes, educadores, funcionárias e funcionários, e não mediremos esforços para garantir que situações como essa não se repitam.

Por fim, reforçamos nossa confiança na Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul em promover ações educativas e conscientizadoras, entretanto, diante do ocorrido, demandamos uma rigorosa investigação e a adoção de medidas concretas para evitar que episódios semelhantes voltem a ocorrer em qualquer outra instituição de ensino.

O Colégio João XXIII continuará pautado em seus princípios e valores éticos, buscando sempre oferecer uma educação de qualidade, respeitando a diversidade, promovendo o diálogo e a construção de uma sociedade mais justa, progressista e igualitária.


Conselho Deliberante do Colégio João XXIII
Porto Alegre, 28 de junho de 2023.