Programa Lideranças no Futuro, do TRE, retorna ao Colégio João XXIII

Nesta terça-feira, 28 de junho, os estudantes das turmas do 5º ano do João receberam a visita da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (EJERS). Por meio de uma apresentação chamada “Alice no País das Urnas Eletrônicas”, a palestrante da Justiça Eleitoral, Débora Vicente, abordou temas como o exercício do voto e da cidadania no Brasil, a participação feminina na política, a segurança do processo eletrônico de votação e o enfrentamento à desinformação eleitoral. O Programa Lideranças do Futuro é promovido em parceria com escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

Débora explicou que a cada ano a urna passa por melhorias e que nestas eleições, por exemplo, haverá intérprete de libras na tela da urna para maior acessibilidade de surdos na votação. Essa novidade  deixou o estudante Dionísio Mourão, do 5A, feliz. Ele comentou com os colegas e os palestrantes que transmitiria a notícia aos pais, que são surdos. 

Ao final do encontro, os estudantes puderam experimentar o voto nas urnas eletrônicas, com o software de treinamento de eleitores oficial das Eleições 2022. Eles votaram em candidatos fictícios para os cargos de deputado(a) federal, deputado(a) estadual, senador(a), governador(a) e presidente. “Foi muito legal! Eu me senti como se fosse uma adulta. Vou votar aos 16 anos para ajudar nosso país”, disse Manuela Parizotti.

Para a Orientadora Educacional do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Taís Holosback Mariani, a participação das turmas do 5º ano na palestra do TRE ajuda a construir a visão da  cidadania e da democracia. “Os estudantes estão elaborando sua plataforma, com propostas e projetos, para apresentar aos colegas, que vão eleger os representantes da turma. Cada turma escolherá a sua dupla de representantes, que participará também do Conselho de Alunos (CA) da Escola”, explicou a Orientadora. 

Pular para o conteúdo