Projeto interdisciplinar une estudantes do 1º e do 7º ano em uma tarde de jogos

Na última quinta-feira, dia 27, as crianças do 1º ano brincaram com jogos produzidos pelos estudantes do 7º ano. Com a temática “Save the Planet” (Salve o Planeta), os mais velhos confeccionaram jogos com argolas, tabuleiros e amarelinha e escreveram, em inglês, as regras dos jogos. Tudo foi produzido no LAB23, usando materiais recicláveis. Os jogos e seus manuais fazem parte de uma atividade avaliativa das disciplinas de Inglês e Educação Física. Segundo a Teacher Helena Cesar, o projeto teve como ponto de partida o livro didático e seu conteúdo sobre o meio ambiente e sustentabilidade. “O que fazer com o que a gente produz e não recicla? Os jogos surgiram como essa alternativa de olhar para o que a gente produz de resíduo e dar outro destino”, explicou a professora. 

Quando idealizou o projeto, ela procurou o professor de Educação Física, Paolo Franciozi, que sugeriu destinar as brincadeiras às crianças do 1º ano. “As turmas do 7º ano pesquisaram e buscaram entender como a criança brinca hoje em dia. A atividade tinha que ser dinâmica e ter um contexto e uma explicação que os pequenos entendessem. Foi também uma forma dos alunos mais velhos se reconectarem com a criança que habita dentro deles”, comentou. 

As colegas Camile Pereira, Liz Cogo, Luiza Machado e Clara Barrionuevo elaboraram um jogo de perguntas, que tinha como premiação adesivos para cada resposta certa. O grupo criou perguntas e trouxe curiosidades e informações sobre poluição e oceanos, além de um questionamento sobre o tempo que as crianças demoram no banho, para criar a consciência do desperdício de água. Foi uma tarde especial, de muita troca, aprendizado e diversão. “Achei muito legal! O que eu mais gostei foi de brincar na Amarelinha”, relatou a Sofia, da turma 1F. 

Pular para o conteúdo