Reuniões de apresentação da equipe docente reafirmam propósito comunitário do João.

No início do ano letivo, acontecem reuniões de apresentação entre o corpo docente dos Núcleos da Infância e Juventude com as famílias. Nesses momentos, profissionais, crianças, estudantes e pais/mães têm a possibilidade de reconectar saberes e partilhar momentos que reafirmam os propósitos de uma instituição comunitária, de encontro, vinculação e projeção conjunta de sonhos e caminhos a percorrer.  

E, falando em sonhos, aqui no Colégio João XXII o início do ano letivo suscita investidas como estas para que as famílias possam tomar conhecimento dos profissionais que irão, junto da Comunidade Escolar, trilhar caminhos de aprendizagem e troca mútua. As reuniões, além disso, contemplam a apresentação da equipe de Coordenação, Orientação, Psicologia Escolar e Docência; no Núcleo da Juventude as famílias também conhecerão os/as tutores/as das turmas e as projeções para o novo Ensino Médio.

Segundo a equipe da Educação Infantil, os encontros com as famílias foram organizados em dois momentos: um geral (coordenado pela equipe técnica) e depois um momento específico para cada turma (mediado pelas professoras). Clara Coelho, Coordenadora Pedagógica, iniciou a reunião, explicando sobre o Núcleo da Infância e os princípios norteadores da etapa. Já Hildair Camera (Dadá), Orientadora Educacional, trouxe aspectos fundamentais sobre o processo de acolhida e adaptação das crianças. As reuniões ocorreram na quinta-feira (17/02) para Classe-Bebê e Maternais às 17h30, e às 19h foi a vez das famílias dos níveis Multi-idade.  

“Depois deste momento inicial, as famílias e as professoras de cada turma foram agrupadas em salas simultâneas para conversarem sobre as crianças e as expectativas para o ano letivo de 2022, e além  disso  conversaram sobre a Proposta Pedagógica de nossa Escola. Foram momentos marcados pela alegria dos encontros e pelo desejo de construção de relações entre famílias e Escola, pautadas pelo diálogo, ética e confiança”, explica Clara Coelho. 

A Coordenadora Pedagógica do 1º ao 5º ano, Amanda Eccel, nos conta que o objetivo desta primeira reunião é  acolher as famílias e  apresentar a equipe docente e técnica. Um momento marcante foi a reunião do 5º ano, em que o professor de música, Isac Soares,  encerrou as apresentações com a música “What a Wonderful World” tocada no saxofone.  As reuniões desta etapa estão ocorrendo desde o segundo dia de aula, na terça-feira (22/02), depois nos dias (02/03), (9/03), (16/03) e se encerram na quarta-feira (23/03). 

Foi emocionante! Nesses momentos também falamos sobre a concepção do trabalho para o ano e trazemos alguns combinados importantes entre Escola e família. Num segundo momento, as professoras referências/tutoras falam da organização rotina e oportunizam um momento para as famílias se apresentarem no objetivo de também se ter uma percepção como grupo”, salienta. 

Ianne Vieira, Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais (6º ao 9º ano F), conta que as reuniões de apresentação, principalmente nos últimos dois anos,  vêm de um trabalho articulado em um movimento de religar os saberes que foram sendo separados, uma vez que um currículo fragmentado evidenciou seus limites. As reuniões desta etapa iniciaram na terça-feira (22/02), para os 6º e 7º anos, e quarta-feira (23/02), para as famílias dos 8º e 9º anos.

 “As mentorias por área do conhecimento, que acontecem em um momento semanal de formação dos professores, oportunizaram novas construções e uma estruturação com base em um conjunto de saberes que indissocia conhecimentos específicos da realidade vivida, experimentada, na defesa por um currículo integrado em áreas do conhecimento”, salienta. 

No Ensino Médio, a Coordenadora Pedagógica, Mariana Brito, explica que as reuniões iniciam na primeira semana de março de 2022, nos dias 02/03,  09/03 e 16/03 , e além do objetivo inicial do encontro, será feito um momento de apresentação de toda a equipe, dando ênfase ao trabalho construído em rede entre os Componentes Curriculares de cada área do conhecimento. 

Isso significa que os professores de cada área do conhecimento (de acordo com a BNCC) apresentarão o trabalho conjunto, e depois os professores dos Componentes Curriculares que compõem a área falarão brevemente sobre as projeções para este ano. Também estamos prevendo momentos de sensibilização com as famílias, com diferentes linguagens, através de música e poesia”, informa Mariana Brito. 

Para mais informações sobre o Ensino Médio do João XXIII,  acesse o link – https://joaoxxiii.com/novo-ensino-medio/