Entre poesias de Cecília Meireles, Dilan Camargo, canções e brincadeiras, a Educação Infantil encerra a Jornada Literária

Na sexta-feira, (30/04), as crianças da Educação Infantil e suas famílias acompanharam pelo canal do Youtube a live “Janelas Poéticas”. Um teatro virtual, encenado pela Equipe de Profissionais da Educação Infantil, para envolver os pequenos em versos poéticos por meio de danças, brincadeiras de esconder, telefone sem fio e caretas.

A professora Luciana Colussi abriu a live apresentando um vídeo que encenava a poesia “Convite”, de José Paulo Paes, com versos que falam da possibilidade lúdica das palavras. Para o poeta “poesia é brincar com as palavras” que, diferente dos brinquedos que se gastam, “quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam”.

Na sequência, a professora Fernanda Terra declamou “Meninas”, de Cecília Meireles. Enquanto narrava, as demais professoras encenavam os versos nas “janelas” da plataforma Zoom. A música “Esperando na janela”, de Gilberto Gil, cantada e tocada pelo professor de música, Bob, foi a trilha de um clip em que as fotos das crianças em “suas janelas” iam aparecendo na tela, dando um tom colorido, criativo e afetuoso.

Com seu violão, o professor Bob Bopsin convidou a todos para a brincadeira da “Janelinha”, em que as mãos se sobrepõem aos olhos na medida em que a canção propõe a abertura e fechamento das janelas. Os versos de Eva Furnari em “Você troca”, e de Cecília Meireles em “Ou isto ou aquilo”, viraram brincadeiras divertidas onde as crianças eram instigadas a realizar trocas e escolhas, como no verso em que Furnari propõe a troca de um “leão sem dente por um dragão obediente”.

Dando continuidade às brincadeiras, o professor Bob volta com seu violão e propõe uma coreografia em que os corpos se movimentam realizando diferentes posturas de acordo com a letra da canção. Os versos de Dilan Camargo na poesia “Assim assim”, e a música “Cara de quê?”, do grupo Coração Palpita, finalizaram a live envolvendo os espectadores na divertida brincadeira de fazer caretas. As famílias enviaram no chat mensagens de felicitações à escola pela live divertida oportunizada pela equipe da Educação Infantil.

Com rostos felizes nas janelas… a live e a semana da Jornada Literária foram encerradas!

Total
0
Share
Rolar para cima