Biblioteca Zilah Totta realizou quase 20 mil empréstimos em 2022

Ela é o coração da Escola. Localizada em local privilegiado e central, está sempre viva, não só pelo entra e sai de estudantes. Na Biblioteca  Zilah Totta, pulsam a dedicação e o carinho de uma equipe empenhada em manter o espaço sempre atrativo e cheio de novidades. Em 2022, segundo a Bibliotecária Cyntia Silva Wessfll, foram emprestados 19.853 livros. E tem mais números que animam: ao longo deste ano, 140 títulos novos chegaram ao acervo da Biblioteca e atenderam aos diferentes setores do Colégio. Hoje, são 23 mil livros catalogados. 

No início do ano, a Biblioteca realizou a compra de, aproximadamente, cinco exemplares de cada título das leituras obrigatórias da UFRGS e adquiriu livros de suporte técnico e de pesquisa aos professores, nas áreas de Sociologia e Ciências. Também houve investimento na aquisição de autores e autoras negras, como Bell Hooks, Djamila Ribeiro, Sérgio Vaz, Ryane Leão, Jeferson Tenório, Cida Bento e Ronald Augusto. 

“Houve cuidadosa seleção e compra de livros voltados à Classe Bebê e Educação Infantil, com obras de Nick Bland e Stephen Michael King. Para a Juventude, recebemos novas histórias em quadrinhos, como a série ‘Heartstopper’, de Alice Oseman, a coleção ‘As grandes ideias de todos os tempos’ da Globo Livros e as novas leituras solicitadas pela UFRGS para o Vestibular 2022”, informa Cyntia. E para o ano que vem, a Bibliotecária adianta mais novidades: “Já temos 50 títulos encomendados para 2023. Destes, 20 são livros infantis com temática indígena”.  

A literatura não fica restrita apenas dentro da Biblioteca Zillah Totta e do Vale Encantado, área de leitura reservada às crianças, ela ganha os corredores e invade as salas de aula nas apresentações encantadoras feitas pelo Assistente de Biblioteca, Miguel Cury, e na voz doce da Contadora de Histórias, Fabiana de Oliveira Souza. Recentemente, Fabi circulou pelo João com um carrinho carregado de poemas e um cartaz escrito “Troco um minuto do seu tempo por sussurros poéticos”. Foi sucesso entre alunos e os profissionais do João. 

Autores no João  

Este ano também foi marcado pela presença de autores novamente na Escola. No primeiro semestre, os estudantes do 2º ano participaram de um encontro on-line com Leo Cunha, autor de “Lápis Encantado”. E as turmas do 3º ano conversaram, em formato on-line, com o Rogério Andrade Barbosa, autor de “Histórias Africanas para Contar e Recontar”. Os dois escritores participaram da programação da Jornada Literária. 

O segundo semestre reservou um momento especial para os alunos do 9º ano, que fizeram um bate-papo com Caio Riter, autor de “Futurações”. As turmas do 4º ano participaram do encontro com Daniel Munduruku, que escreveu “Memórias de Índio”. Em novembro, foi a vez das crianças do 1º e 3º ano participarem de uma conversa com Kiusam de Oliveira, autora de “Solfejos de Fayola” e “O Black Power de Akin”. A última autora a visitar nossa Escola foi Maíra Suertegaray, que escreveu “Dandara e a Princesa Perdida” e conversou com os estudantes do 2º ano. 

Nosso muito obrigado a essa equipe que usa a criatividade para encher de vida e para resgatar memórias nas frequentes exposições realizadas dentro da nossa Biblioteca. 

Bibliotecária: Cyntia Silva Wessfll

Assistente de Biblioteca: Miguel Henrique Cury

Auxiliar de Biblioteca: Taileny Roza Eleutherio

Contadora de Histórias: Fabiana de Oliveira Souza

Jovem Aprendiz (Manhã): Gabrielle Mileny Andrade da Rosa

Jovem Aprendiz (Tarde): Manuelli Caroline Quadros Duarte