Recontos Encantados: os contos de fadas sob a perspectiva das crianças

Durante a Jornada Científica e Cultural 2021- de 24 a 26 de novembro -, as turmas do 2º ano B, D, F e H mergulharam no mundo dos contos de fadas dos Irmãos Grimm, Perrault, entre outros autores, no projeto Recontos Encantados.

Debruçar-se sobre os contos de fadas é uma das características do João XXIII no 2º ano do Ensino Fundamental, subsidiado pela Base Nacional Comum Curricular nesta etapa de ensino. As crianças puderam se aprofundar em contos clássicos, fazendo uma releitura, e, ao final, apresentando de forma lúdica e divertida para as demais turmas.

Para representar as quatro histórias, cada turma escolheu a sua marca visual, como queriam passar essa mensagem. Com materiais diversos – recicláveis e/ou reaproveitáveis e muita imaginação, eles construíram cenários e personagens. As apresentações transformaram-se em vídeos, que foram exibidos durante a Jornada Científica e Cultural, no corredor do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Cultura, expressão, interpretação de texto, criatividade e muitos outros aspectos são abordados em atividades como essa. Segundo a professora Marinna Nunes Schmal Oliveira, essa ideia surgiu como forma das crianças exercitarem a leitura e, assim, passarem de forma oral as suas versões dos contos de fadas estudados.

A turma do 2º ano B, juntamente com a professora Daniela Silva dos Passos, escolheu o conto “A Bela e a Fera”, que conta a história de Bela, uma linda moça que se vê obrigada a viver presa em um castelo com a Fera para salvar a vida de seu pai e no final acaba se apaixonando e quebrando o feitiço, fazendo o príncipe voltar a sua forma original.

O 2° ano D, juntamente com a professora Marinna Nunes Schmal Oliveira, escolheu o conto do “João e o Pé de Feijão”, que conta a história de um menino muito pobre que morava em uma fazenda com sua mãe. João, um dia, conseguiu cinco grãos de feijões mágicos, que cresceram até o céu. Chegando ao topo, ele encontrou um castelo enorme, onde vivia um casal de gigantes, João então entrou e pegou a galinha dos ovos de ouro, depois o saco de moedas e, na última vez que escalou, pegou a harpa de ouro. Quando chegou ao solo, cortou o pé de feijão e viveu feliz para sempre junto de sua mãe.

Já a turma do 2º ano F, juntamente com a professora Bárbara Miranda dos Santos Durgante, escolheu o conto “Rapunzel”, que conta a história de uma princesa que vive presa dentro de uma torre, pois foi roubada de seus pais. Durante o tempo que ficou na torre, ela conhece um príncipe que decide salvá-la daquele lugar. Porém, antes disso, a bruxa descobre, corta o cabelo de Rapunzel e tira ela da torre. No dia seguinte, quando o príncipe vai até lá, se depara com a bruxa que lança um feitiço e o deixa cego. Após anos de busca, ele finalmente encontra a princesa que o ajuda a voltar a enxergar e eles vivem felizes para sempre.

A turma do 2º ano H, juntamente com a professora Maria Marilei Weiss, escolheu o conto da “Princesa e o Sapo”, um príncipe que, ao deixar a sua bola cair em um lago, encontra um sapo falante que faz um acordo, ele pega a bola em troca de um beijo. Porém, ao pegar a bola, a princesa sai correndo em direção ao castelo e o sapo vai atrás para que ela cumpra a sua promessa. Chegando lá, ele conversa com o rei, explica a situação e a princesa acaba beijando o sapo, fazendo com que ele voltasse a ser um príncipe. Ao longo do tempo, eles se apaixonam e vivem felizes para sempre.

O resultado desse surpreendente trabalho está disponível no Youtube do Colégio.

2B – A Bela e a Fera – https://bit.ly/3phJ75s

2D – João e o Pé de Feijão – https://bit.ly/32GOFyR

2F – Rapunzel – https://bit.ly/3d4p8S7

2H – A Princesa e o Sapo – https://bit.ly/3E9SISh