Iniciação científica: turmas de 9º ano começam o Projeto Cartografia

O Projeto Cartografia tem uma proposta que se articula como um elo para o Ensino Médio. Por meio da iniciação científica, o projeto estimula a construção do conhecimento exercitando a curiosidade, a imaginação, a observação, o levantamento de hipóteses e a articulação de conceitos. O projeto também incentiva a pesquisa, para que o jovem reconheça áreas de interesse e seja o sujeito da sua aprendizagem.

Os estudantes podem escolher o tema em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As turmas de 9º ano realizarão o percurso de estudos em duplas ou de forma individual. Os encontros com os professores orientadores acontecerão no turno inverso da escola ao longo do ano.

Desde o início deste semestre, o corpo docente vem propondo debates e possibilidades de reflexão sobre o projeto de vida de cada estudante, e essas propostas se concretizam com o Projeto Cartografia. Além disso, o trabalho serve também para preparar os estudantes para o Ensino Médio, incentivando-os a pesquisarem sobre temas que sejam do seu interesse, buscando professores-guia que saibam sobre o assunto e possam apoiá-los para que o estudante tenha autonomia e seja o protagonista.

O que pensam os(as) alunos(as) do João sobre o Projeto Cartografia?

Convidamos três estudantes, da turma 9A, de diferentes áreas do conhecimento, para saber a opinião deles sobre a proposta do Projeto Cartografia. Confira abaixo:

“Acho mais fácil que essa incursão [à iniciação científica] aconteça no 9º ano porque é uma adaptação para a 1ª Série (EM). Escolhi a área da Matemática porque já tinha em mente o projeto do carro perfeito, que farei em dupla com outro colega. Assim, junto ao professor, poderei fazer os cálculos, como velocidade e distância”.

Leonardo Valente

“Acho bom começarmos no 9º ano, tanto para ter uma adaptação melhor, tanto para ter o contato com esta nova área [de pesquisa] quanto para a gente saber o que e em que área temos interesse. Estou na área da Ciências da Natureza para pesquisar sobre o sinal ‘Wow’, que é um sinal recebido por telescópio. É uma boa inciativa começar no 9º ano tanto para ter o contato com esta nova área quanto para a gente saber o que, em que área, temos interesse”.

Alex Guido

“Vai ser legal saber como se faz uma pesquisa, isso é muito importante para o futuro. E a exploração dos próprios temas, já que teremos contato também com as pesquisas dos outros colegas. Escolhi a área das Ciências Humanas e vou fazer um projeto sobre a filosofia antiga e a conectividade disso com a atualidade”.

Carol Madeira

O que pensam os(as) professores do João sobre o Projeto Cartografia?

“Acredito que a minha maior expectativa em relação a esse projeto é que os alunos aprendam a se questionar diante do mundo e, a partir disso, saber como buscar por respostas. Nunca com o objetivo de responder todas as suas perguntas, mas abrindo-se para questionamentos futuros cada vez mais complexos e elaborados. Espero que, no ano de 2024, o projeto Cartografia se fortaleça nos seguintes aspectos: registro do processo de pesquisa; rigor teórico na elaboração dos conceitos; engajamento dos estudantes nas suas pesquisas; conexão com os outros componentes curriculares, assim como com os outros anos tanto do ensino fundamental quanto do médio”.

Ananda Vargas

“Em 2024, juntamente com meus(minhas) colegas docentes que integram o Projeto Cartografia, quero contribuir para a qualificação de um ambiente de ensino e aprendizagem, com foco na educação científica, que contribua para o desenvolvimento de uma cultura discente de estudo, reflexão e produção da crítica social. Especificamente, quero unir esforços para a construção de uma abordagem científica em Ciências Humanas, que estimule os(as) jovens do 9º ano a desenvolverem seus projetos de pesquisa em Iniciação Científica Escolar (ICE) de forma crítica, empática e engajada socialmente”.

Alexandre Karpowicz